A escolha dos temas/problemas nos trabalhos de conclusão de curso sob a perspectiva dos professores

Autores

  • Emilly Garcia da Silva Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v14i2.11451

Palavras-chave:

Trabalho de conclusão de curso, Escolha do tema, Professor

Resumo

O artigo teve como objetivo trazer a visão de professores do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso sobre o processo de escolha dos temas abordados nos trabalhos de conclusão de curso dos acadêmicos. Utiliza como base teórica, os autores Eva Maria Lakatos e Marina de Andrade Marconi, Patricia Junges e a resoluções da universidade. Foi realizado no segundo semestre de 2022, classifica-se como qualitativo, e utilizou como metodologia a pesquisa de campo, realizando entrevistas com docentes. A coleta evidenciou a importância do orientador nesse momento de escolha e delimitação do tema/problema de pesquisa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Emilly Garcia da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN). Sinop, Mato Grosso, Brasil.

Referências

JUNGES, Patrícia. O trabalho de conclusão de curso pela voz dos egressos. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Comunicação e Artes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Cascavel, PR, 2018. Disponível em: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3895. Acesso em: 27 nov. 2021.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

PRAÇA, Fabíola Silva Garcia. Metodologia da pesquisa científica: organização estrutural e os desafios para redigir o trabalho de conclusão. São Paulo, Diálogos Acadêmicos, v. 8, n. 1, jan./jul. 2015. Disponível em: http://uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20170627112856.pdf. Acesso em: 17 nov. 2021.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (UNEMAT). Resolução no 030/2012 – CONEPE: dispõe sobre o trabalho de conclusão de curso – TCC dos cursos de graduação da Universidade do Estado de Mato Grosso. Cáceres: UNEMAT, 2012. Disponível em: http://www.UNEMAT.br/legislacao/index.php?id_res=2654. Acesso em: 27 nov. 2021.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Resolução 058/2015 – CONEPE: Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Campus Universitário de Sinop da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Cáceres: UNEMAT, 2015.

Downloads

Publicado

26-07-2023

Como Citar

Silva, E. G. da. (2023). A escolha dos temas/problemas nos trabalhos de conclusão de curso sob a perspectiva dos professores. Eventos Pedagógicos, 14(2), 266-275. https://doi.org/10.30681/reps.v14i2.11451