A escolha dos temas/problemas nos trabalhos de conclusão de curso sob a perspectiva dos professores

Autores

  • Emilly Garcia da Silva Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v14i2.11451

Palavras-chave:

Trabalho de conclusão de curso, Escolha do tema, Professor

Resumo

O artigo teve como objetivo trazer a visão de professores do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso sobre o processo de escolha dos temas abordados nos trabalhos de conclusão de curso dos acadêmicos. Utiliza como base teórica, os autores Eva Maria Lakatos e Marina de Andrade Marconi, Patricia Junges e a resoluções da universidade. Foi realizado no segundo semestre de 2022, classifica-se como qualitativo, e utilizou como metodologia a pesquisa de campo, realizando entrevistas com docentes. A coleta evidenciou a importância do orientador nesse momento de escolha e delimitação do tema/problema de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emilly Garcia da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN). Sinop, Mato Grosso, Brasil.

Referências

JUNGES, Patrícia. O trabalho de conclusão de curso pela voz dos egressos. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Comunicação e Artes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Cascavel, PR, 2018. Disponível em: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3895. Acesso em: 27 nov. 2021.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

PRAÇA, Fabíola Silva Garcia. Metodologia da pesquisa científica: organização estrutural e os desafios para redigir o trabalho de conclusão. São Paulo, Diálogos Acadêmicos, v. 8, n. 1, jan./jul. 2015. Disponível em: http://uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20170627112856.pdf. Acesso em: 17 nov. 2021.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (UNEMAT). Resolução no 030/2012 – CONEPE: dispõe sobre o trabalho de conclusão de curso – TCC dos cursos de graduação da Universidade do Estado de Mato Grosso. Cáceres: UNEMAT, 2012. Disponível em: http://www.UNEMAT.br/legislacao/index.php?id_res=2654. Acesso em: 27 nov. 2021.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Resolução 058/2015 – CONEPE: Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Campus Universitário de Sinop da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Cáceres: UNEMAT, 2015.

Downloads

Publicado

26-07-2023

Como Citar

Silva, E. G. da. (2023). A escolha dos temas/problemas nos trabalhos de conclusão de curso sob a perspectiva dos professores. Eventos Pedagógicos, 14(2), 266–275. https://doi.org/10.30681/reps.v14i2.11451