Dança como recurso para a participação de alunos com deficiência na rotina escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v14i2.10581

Palavras-chave:

Educação especial e inclusiva, Inclusão escolar, Ensino de dança., Formação de professores, Pesquisa colaborativa

Resumo

Esse artigo tem como objetivo apresentar a dança como linguagem artística com potencialidade para ser desenvolvida em contextos escolares inclusivos. O estudo associa a pesquisa bibliográfica à de campo, desenvolvida como pesquisa colaborativa. Teve como participantes: a pesquisadora, a professora regente, a estudante bolsista, uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental com aluna com deficiência. Foi realizada em escola da rede municipal de ensino de Sinop- MT. A partir do referencial teórico propõe a dança criativa como possibilidade para desenvolvimento de práticas na escola atendendo às orientações de documentos norteadores da educação.

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Biografia do Autor

  • Patrícia Alzira Proscêncio, Unemat/Sinop/professora interina

    Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Professora Interina da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Professora da rede municipal de ensino de Sinop, integrante do Grupo de Pesquisa Deficiências Físicas e Sensoriais (UNESP).

  • Débora Deliberato, UFRN

    Professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da UFRN. Livre-docente em Comunicação Alternativa (UNESP/Marília). Pós-doutorado em Educação (UERJ/RJ). Docente voluntária no Programa de Pós-Graduação em Educação (UNESP/Marília).

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Publicado

26-07-2023

Como Citar

Dança como recurso para a participação de alunos com deficiência na rotina escolar. (2023). Eventos Pedagógicos, 14(2), 443-460. https://doi.org/10.30681/reps.v14i2.10581

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