Educação inclusiva na formação inicial de professores:

revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v14i2.10673

Palavras-chave:

Professor, Educação Especial, Necessidades Educacionais Especiais

Resumo

O presente estudo tem como objetivo identificar as limitações existentes na formação de licenciados para vivenciarem experiências práticas de docência com estudantes com deficiência. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa caracterizado como uma revisão sistemática de literatura. Para o levantamento das publicações existentes, realizou-se busca na base SciELO. Utilizou-se na busca os descritores primários “inclusão”, “currículo”, “prática de ensino” e “formação”, e suas variações. O corpo de pesquisa foi constituído seguindo as recomendações do modelo PRISMA 2020. Foi constatado que os currículos possuem pouca ênfase na educação inclusiva, as cargas horárias são reduzidas e as discussões acerca da diversidade humana existente, sobretudo ao tratar das diversas comorbidades, transtornos e doenças que a educação inclusiva abrange, são escassas. Conclui-se que a formação dos licenciados encontra-se aquém do esperado para que se faça cumprir plenamente as normativas apresentadas pelo Estado.

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Biografia do Autor

Adriane Dall'acqua de Oliveira, UTFPR - Campus Ponta Grossa

Doutoranda em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR, 2010), Professora de Educação Básica da Secretaria Estadual de Educação (SEED-PR).

Luiz Alberto Pilatti, UTFPR - Campus Ponta Grossa

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2000), Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP, 1995). Professor Titular na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

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Publicado

26-07-2023

Como Citar

Oliveira, A. D. de, & Pilatti, L. A. (2023). Educação inclusiva na formação inicial de professores:: revisão sistemática. Eventos Pedagógicos, 14(2), 359–375. https://doi.org/10.30681/reps.v14i2.10673