v. 10 n. 2 (2019): Práticas discursivas e concepção/ensino-aprendizagem de língua(s) na contemporaneidade

					Visualizar v. 10 n. 2 (2019): Práticas discursivas e concepção/ensino-aprendizagem de língua(s) na contemporaneidade

Seção Apresentação: pela professora Luciana Maria Almeida de Freitas, da Universidade Federal Fluminense, Niterói - RJ;

Introdução: Adriana Aparecida da Silva Vaz, Cristinne Leus Tomé, Fernando Zolin-Vesz e Trycia Graziella da Silva Dias;

Seção Artigos: produções dos alunos da 8ª fase de Pedagogia;

Seção Livre: produções da comunidade com a temática "Práticas discursivas e concepção/ensino-aprendizagem de língua(s) na contemporaneidade";

Seção Entrevista: com a professora Walkyria Maria Monte Mor, da Universidade de São Paulo, São Paulo - SP.

Organização: Fernando Zolin-Vesz e Cristinne Leus Tomé

Editora-chefe: Cristinne Leus Tomé

Data de publicação: 19 de novembro de 2019.

Publicado: 19-11-2019

Expediente

  • Expediente - Sumário

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10254
    Cristinne Leus Tomé
    664 - 671

Apresentação

  • Discurso: ciência, língua e ensino de línguas

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10165
    Luciana Maria Almeida de Freitas
    672 - 679

Introdução

  • Introdução

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10252
    Adriana Aparecida da Silva Vaz, Cristinne Leus Tomé, Fernando Zolin-Vesz, Trycia Graziella da Silva Dias
    680 - 688

Seção Artigos

  • O processo de alfabetização de alunos com dificuldades de aprendizagem

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10241
    Adriana Aparecida da Silva Vaz
    689 - 699
  • Relação professor-aluno: a afetividade como promoção da saúde mental dos acadêmicos

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10248
    Amanda Lima de Oliveira
    700 - 710
  • A presença da família na formação escolar da criança

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10239
    Ana Carolina Lima Benevides
    711 - 720
  • A psicomotricidade no processo de aprendizagem escolar

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10244
    Ane Cleia de Oliveira Barbosa
    721 - 731
  • O ensino e aprendizagem da criança surda na educação infantil

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10226
    Ani Paula dos Santos Lima
    732 - 742
  • O trabalho das docentes nos anos iniciais em Sinop e as implicações motivadoras e de sofrimento

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10237
    Bruna Thais Guimarães Moraes
    743 - 753
  • Psicomotricidade e o desenvolvimento da criança

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10246
    Camila Matos Zagli
    754 - 763
  • A percepção dos professores em relação à família na escola

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10236
    Daniane Camargo da Silva Haubert
    764 - 774
  • Educação ambiental nos espaços da educação infantil

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10253
    Deisiane Fernandes Trindade Ferreira
    775 - 783
  • As brincadeiras no desenvolvimento de crianças pequenas na educação infantil

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10228
    Deiziani Rodrigues Novais
    784 - 793
  • As ações desenvolvidas pelos gestores das escolas públicas estaduais na minimização das violências na escola

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10232
    Francisco José Gomes Pereira
    794 - 805
  • Desenvolvimento da escrita nos anos iniciais da alfabetização

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10227
    Gabriele Chagas Krueger
    806 - 815
  • O ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10243
    Ivonete Alves Ferreira de Souza
    816 - 825
  • A importância da relação família e escola para o processo de aprendizagem

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10229
    Kelly Cristina de Lima
    826 - 836
  • A musicalização na educação infantil

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10238
    Magna Cristina da Silva dos Santos
    837 - 846
  • A questão de gênero: o professor gênero masculino na educação infantil

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10240
    Nisete Pinheiro da Silva
    847 - 854
  • Bullying: um estudo sobre duas escolas municipais de Sinop

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10234
    Patrícia Leal dos Santos Lira
    855 - 861
  • O brincar na educação infantil de 5 a 6 anos

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10233
    Rafael Lopes Mendes
    862 - 870
  • A importância das abordagens metodológicas no processo educacional da Educação de Jovens e Adultos

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10242
    Regilaine Oliveira Barbosa
    871 - 881
  • Ação docente no processo de desenvolvimento da criança na educação infantil

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10231
    Tainá Cruz do Nascimento
    882 - 888
  • As tecnologias de informação e comunicação no ensino fundamental

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10230
    Tatielly de Paula Domingos
    889 - 898
  • Educação na cela de aula: uma abordagem sobre a Educação de Jovens e Adultos no presídio

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10250
    Trycia Graziella da Silva Dias
    899 - 909

Seção Livre

  • Concepções de língua em livros didáticos de português: uma abordagem historiográfica e discursiva

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10217
    Wesley Luis Carvalhaes
    910 - 933
  • Reflexões discursivas no letramento acadêmico

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10211
    Sandro Luis Silva
    934 - 952
  • O conceito de competência performativa e sua relevância para o ensino de línguas

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10215
    Diogo Oliveira do Espírito Santo, Rafaela Santos de Souza
    953 - 975
  • Notas em torno das relações de poder estabelecidas pela seleção dos “poemas- cânone” nos livros didáticos de língua portuguesa

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10218
    Aline Salles Panhan, Marcos Felipe Rocha
    976 - 988
  • Uma perspectiva crítica de ensino

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10214
    Márcio César Cardoso
    989 -1014
  • Antenor Nascentes e a 'Grammatica da lingua espanhola para uso dos brasileiros' (1920): gesto inaugural em torno das reflexões sobre a (não) proximidade entre o português e o espanhol

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10210
    Diego José Alves Alexandre
    1015-1031
  • Discursos sobre a língua portuguesa em sistemas de ensino do Grupo Positivo voltados às redes pública e particular

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10212
    Sonia Renata Rodrigues
    1032-1057
  • Os sentidos da autoria no Programa Educomunicação - Projeto TV Pompeu – Colíder / Mato Grosso

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10168
    Regina Uemoto Maciel Martins, Tânia Pitombo de Oliveira
    1058-1080

Entrevista