v. 10 n. 2 (2019): Práticas discursivas e concepção/ensino-aprendizagem de língua(s) na contemporaneidade

					Visualizar v. 10 n. 2 (2019): Práticas discursivas e concepção/ensino-aprendizagem de língua(s) na contemporaneidade

Seção Apresentação: pela professora Luciana Maria Almeida de Freitas, da Universidade Federal Fluminense, Niterói - RJ;

Introdução: Adriana Aparecida da Silva Vaz, Cristinne Leus Tomé, Fernando Zolin-Vesz e Trycia Graziella da Silva Dias;

Seção Artigos: produções dos alunos da 8ª fase de Pedagogia;

Seção Livre: produções da comunidade com a temática "Práticas discursivas e concepção/ensino-aprendizagem de língua(s) na contemporaneidade";

Seção Entrevista: com a professora Walkyria Maria Monte Mor, da Universidade de São Paulo, São Paulo - SP.

Organização: Fernando Zolin-Vesz e Cristinne Leus Tomé

Editora-chefe: Cristinne Leus Tomé

Data de publicação: 19 de novembro de 2019.

Publicado: 19-11-2019

Entrevista

Expediente

  • Expediente - Sumário

    Cristinne Leus Tomé
    664 - 671
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10254

Apresentação

  • Discurso: ciência, língua e ensino de línguas

    Luciana Maria Almeida de Freitas
    672 - 679
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10165

Introdução

  • Introdução

    Adriana Aparecida da Silva Vaz, Cristinne Leus Tomé, Fernando Zolin-Vesz, Trycia Graziella da Silva Dias
    680 - 688
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10252

Seção Artigos

  • O processo de alfabetização de alunos com dificuldades de aprendizagem

    Adriana Aparecida da Silva Vaz
    689 - 699
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10241
  • Relação professor-aluno: a afetividade como promoção da saúde mental dos acadêmicos

    Amanda Lima de Oliveira
    700 - 710
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10248
  • A presença da família na formação escolar da criança

    Ana Carolina Lima Benevides
    711 - 720
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10239
  • A psicomotricidade no processo de aprendizagem escolar

    Ane Cleia de Oliveira Barbosa
    721 - 731
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10244
  • O ensino e aprendizagem da criança surda na educação infantil

    Ani Paula dos Santos Lima
    732 - 742
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10226
  • O trabalho das docentes nos anos iniciais em Sinop e as implicações motivadoras e de sofrimento

    Bruna Thais Guimarães Moraes
    743 - 753
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10237
  • Psicomotricidade e o desenvolvimento da criança

    Camila Matos Zagli
    754 - 763
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10246
  • A percepção dos professores em relação à família na escola

    Daniane Camargo da Silva Haubert
    764 - 774
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10236
  • Educação ambiental nos espaços da educação infantil

    Deisiane Fernandes Trindade Ferreira
    775 - 783
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10253
  • As brincadeiras no desenvolvimento de crianças pequenas na educação infantil

    Deiziani Rodrigues Novais
    784 - 793
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10228
  • As ações desenvolvidas pelos gestores das escolas públicas estaduais na minimização das violências na escola

    Francisco José Gomes Pereira
    794 - 805
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10232
  • Desenvolvimento da escrita nos anos iniciais da alfabetização

    Gabriele Chagas Krueger
    806 - 815
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10227
  • O ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental

    Ivonete Alves Ferreira de Souza
    816 - 825
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10243
  • A importância da relação família e escola para o processo de aprendizagem

    Kelly Cristina de Lima
    826 - 836
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10229
  • A musicalização na educação infantil

    Magna Cristina da Silva dos Santos
    837 - 846
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10238
  • A questão de gênero: o professor gênero masculino na educação infantil

    Nisete Pinheiro da Silva
    847 - 854
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10240
  • Bullying: um estudo sobre duas escolas municipais de Sinop

    Patrícia Leal dos Santos Lira
    855 - 861
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10234
  • O brincar na educação infantil de 5 a 6 anos

    Rafael Lopes Mendes
    862 - 870
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10233
  • A importância das abordagens metodológicas no processo educacional da Educação de Jovens e Adultos

    Regilaine Oliveira Barbosa
    871 - 881
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10242
  • Ação docente no processo de desenvolvimento da criança na educação infantil

    Tainá Cruz do Nascimento
    882 - 888
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10231
  • As tecnologias de informação e comunicação no ensino fundamental

    Tatielly de Paula Domingos
    889 - 898
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10230
  • Educação na cela de aula: uma abordagem sobre a Educação de Jovens e Adultos no presídio

    Trycia Graziella da Silva Dias
    899 - 909
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10250

Seção Livre

  • Concepções de língua em livros didáticos de português: uma abordagem historiográfica e discursiva

    Wesley Luis Carvalhaes
    910 - 933
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10217
  • Reflexões discursivas no letramento acadêmico

    Sandro Luis Silva
    934 - 952
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10211
  • O conceito de competência performativa e sua relevância para o ensino de línguas

    Diogo Oliveira do Espírito Santo, Rafaela Santos de Souza
    953 - 975
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10215
  • Notas em torno das relações de poder estabelecidas pela seleção dos “poemas- cânone” nos livros didáticos de língua portuguesa

    Aline Salles Panhan, Marcos Felipe Rocha
    976 - 988
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10218
  • Uma perspectiva crítica de ensino

    Márcio César Cardoso
    989 -1014
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10214
  • Antenor Nascentes e a 'Grammatica da lingua espanhola para uso dos brasileiros' (1920): gesto inaugural em torno das reflexões sobre a (não) proximidade entre o português e o espanhol

    Diego José Alves Alexandre
    1015-1031
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10210
  • Discursos sobre a língua portuguesa em sistemas de ensino do Grupo Positivo voltados às redes pública e particular

    Sonia Renata Rodrigues
    1032-1057
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10212
  • Os sentidos da autoria no Programa Educomunicação - Projeto TV Pompeu – Colíder / Mato Grosso

    Regina Uemoto Maciel Martins, Tânia Pitombo de Oliveira
    1058-1080
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10168