As ações desenvolvidas pelos gestores das escolas públicas estaduais na minimização das violências na escola
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10232Resumo
O artigo tem como objetivo compreender as ações desenvolvidas pelos gestores das escolas públicas estaduais na minimização das violências na escola. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e na coleta de dados utilizou-se entrevista semiestruturada com dois diretores e uma coordenadora em três escolas estaduais. Concluiu-se que as ações ocorrem no cotidiano das escolas como o fator principal, o diálogo; em seguinte, a troca de alunos considerados violentos entre as escolas estaduais; por fim, as ações acontecem também em parceria com outras instituições, a polícia militar, a ronda escolar a mais mencionadas pelos gestores. Todas as ações contribuem significativamente para a minimização das violências na escola, porém ainda são insuficientes para contemplar as necessitas dos alunos considerados violentos.
Palavras-chave: gestão escolar; minimização das violências na escola; coordenador e diretores; abordagem qualitativa.
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GESTOR 01. Dados de Pesquisa. [Entrevista cedida a]: Francisco José Gomes Pereira. As ações desenvolvidas pelos gestores das escolas públicas estaduais na minimização das violências na escola. Sinop, UNEMAT, Curso de Pedagogia, mar. 2019.
GESTOR 02. Dados de Pesquisa. [Entrevista cedida a]: Francisco José Gomes Pereira. As ações desenvolvidas pelos gestores das escolas públicas estaduais na minimização das violências na escola. Sinop, UNEMAT, Curso de
Pedagogia, mar. 2019.
GESTOR 03. Dados de Pesquisa. [Entrevista cedida a]: Francisco José Gomes Pereira. As ações desenvolvidas pelos gestores das escolas públicas estaduais na minimização das violências na escola. Sinop, UNEMAT, Curso de
Pedagogia, mar. 2019.
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