Reflexões discursivas no letramento acadêmico

Visualizações: 16

Autores

  • Sandro Luis Silva Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10211

Resumo

Os eventos de letramento na universidade incluem a produção de gêneros, como o resumo, o fichamento, a resenha, dentre outros. Neste artigo, analiso quatro textos avaliativos da Unidade Curricular Leitura e Produção Textual I do curso de Letras da Universidade Federal de São Paulo, à luz da teoria de gêneros, do letramento acadêmico e do ethos discursivos dos enunciadores. Os resultados indicam que os enunciadores valorizam o aprendizado na unidade curricular, demonstrando a importância que o letramento acadêmico traz para sua formação inicial, assim um ethos discursivo de sujeitos conscientes da relevância dos estudos de diferentes gêneros, sobretudo os escritos, para o desenvolvimento da competência discursiva.

Palavras-chave: linguística; análise de discurso; letramento acadêmico; gênero discursivo; Ethos discursivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandro Luis Silva, Universidade Federal de São Paulo

Professor Adjunto de Língua Portuguesa no Departamento de Letras de Universidade Federal de São Paulo e do Programa de Pós-Graduação em Letras (mestrado acadêmico)

Referências

ANTUNES, IRANDÉ. Lutar com palavras - coesão e coerência. São Paulo: Parábola, 2009.

CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2012.

FIAD, Raquel Salek. A escrita na universidade. Revista da ABRALIN, v. Eletrônico, n. Especial, p. 357-369. 2. parte, 2011.

FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975/1976). Tradução de Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 1999. Coleção Tópicos

GEE, James Paul. Social linguistics and literacies: ideology in discourses. 2. ed. London: e Farmer Press, 1999.

GERALDI, João Wanderley. Portos de Passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

KOCH, Ingedore V. e ELIAS, Vanda. Ler e compreender. São Paulo: Contexto, 2009.

MAINGUENEAU, Dominique. “Retorno crítico sobre o ethos” in BARONAS, Roberto L., MESTI, Paula C. e CARREON, Renata de O. (orgs.). Análise do discurso: entorno da problemática do ethos, do político e de discursos constituintes. Campinas: Pontes, 2016, p. 13-33.

_________________________. Discurso e Análise de discurso. São Paulo: Parábola, 2015.

_________________________. Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez, 2011.

_________________________. Gênese do discurso. São Paulo: Parábola, 2005.

MORATO, Edwiges Maria. Da noção de competência no campo da linguística in SIGNORINI, Inês (org.). Situar a lingua(gem). São Paulo: Parábola, p. 39-66

PÊCHEUX, Michel. Análise de Discurso. Textos escolhidos por EniPuccinellliOrlandi. 3. ed. Campinas: Pontes, 2012.

Downloads

Publicado

19-11-2019

Como Citar

Silva, S. L. (2019). Reflexões discursivas no letramento acadêmico. Eventos Pedagógicos, 10(2), 934–952. https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10211