Reflexões discursivas no letramento acadêmico

Autores

  • Sandro Luis Silva Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10211

Resumo

Os eventos de letramento na universidade incluem a produção de gêneros, como o resumo, o fichamento, a resenha, dentre outros. Neste artigo, analiso quatro textos avaliativos da Unidade Curricular Leitura e Produção Textual I do curso de Letras da Universidade Federal de São Paulo, à luz da teoria de gêneros, do letramento acadêmico e do ethos discursivos dos enunciadores. Os resultados indicam que os enunciadores valorizam o aprendizado na unidade curricular, demonstrando a importância que o letramento acadêmico traz para sua formação inicial, assim um ethos discursivo de sujeitos conscientes da relevância dos estudos de diferentes gêneros, sobretudo os escritos, para o desenvolvimento da competência discursiva.

Palavras-chave: linguística; análise de discurso; letramento acadêmico; gênero discursivo; Ethos discursivo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sandro Luis Silva, Universidade Federal de São Paulo
    Professor Adjunto de Língua Portuguesa no Departamento de Letras de Universidade Federal de São Paulo e do Programa de Pós-Graduação em Letras (mestrado acadêmico)

Referências

ANTUNES, IRANDÉ. Lutar com palavras - coesão e coerência. São Paulo: Parábola, 2009.

CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2012.

FIAD, Raquel Salek. A escrita na universidade. Revista da ABRALIN, v. Eletrônico, n. Especial, p. 357-369. 2. parte, 2011.

FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975/1976). Tradução de Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 1999. Coleção Tópicos

GEE, James Paul. Social linguistics and literacies: ideology in discourses. 2. ed. London: e Farmer Press, 1999.

GERALDI, João Wanderley. Portos de Passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

KOCH, Ingedore V. e ELIAS, Vanda. Ler e compreender. São Paulo: Contexto, 2009.

MAINGUENEAU, Dominique. “Retorno crítico sobre o ethos” in BARONAS, Roberto L., MESTI, Paula C. e CARREON, Renata de O. (orgs.). Análise do discurso: entorno da problemática do ethos, do político e de discursos constituintes. Campinas: Pontes, 2016, p. 13-33.

_________________________. Discurso e Análise de discurso. São Paulo: Parábola, 2015.

_________________________. Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez, 2011.

_________________________. Gênese do discurso. São Paulo: Parábola, 2005.

MORATO, Edwiges Maria. Da noção de competência no campo da linguística in SIGNORINI, Inês (org.). Situar a lingua(gem). São Paulo: Parábola, p. 39-66

PÊCHEUX, Michel. Análise de Discurso. Textos escolhidos por EniPuccinellliOrlandi. 3. ed. Campinas: Pontes, 2012.

Downloads

Publicado

19-11-2019

Como Citar

Reflexões discursivas no letramento acadêmico. (2019). Eventos Pedagógicos, 10(2), 934-952. https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10211