A percepção dos professores em relação à família na escola

Autores

  • Daniane Camargo da Silva Haubert Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10236

Resumo

Este artigo aborda a importância da percepção dos professores em relação a família dos alunos na Escola Municipal de Educação Básica no município de Sinop, Mato Grosso. Teve como objetivo analisar os desafios encontrados pelos professores para que os familiares participassem das atividades escolares com três turmas de 1º ano e duas turmas de 2º ano. O estudo de caso foi realizado por meio de entrevista e observação com os professores e alunos e teve uma abordagem qualitativa. A base teórica foi composta por Paulo Freire. Conclui-se que neste estudo os pais dos alunos só participam quando solicitados e não por interesse próprio deles.

Palavras-chave: educação básica; percepção dos professores em relação a família; estudo de caso. Paulo Freire.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALMEIDA, Adriane Catarina de. ARANTES, Almir. A relação família e escola: pressuposto para o processo ensino aprendizagem. Revista Eventos Pedagógicos, v.5, n.2 (11. ed.), número regular, p. 22 - 31, jun./jul. 2014 Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos Acesso em: 11 abr. 2019.

ALVES, Rubem. A alegria de ensinar. 6. ed. Campinas: Papirus, 2000.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 1988.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Lei Federal n. 9.394, de 26 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm Acesso em: 09. Jan. 2019.

COSTA, Vania Cristina Marques da; CERON, Jussara Cristina Mayer. A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL: desafios reconhecidos no cotidiano da Escola Municipal Maria Aparecida Amaro de Souza. Revista Eventos Pedagógicos, Sinop, v.5, n.2 (11. ed.), número regular, p. 330-339, jun./jul. 2014. Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos Acesso em: 17 set. 2019.

FREIRE, P.; ILLICH, Ivan. Diálogo. In: SEMINARIO INVITACIÓN A CONCIENTIZAR Y DESESCOLARIZAR: Conversación permamente, 1974, Genebra. Atas [...] Buenos Aires: Búsque da Celadec. 1975, 109 p. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_sandra_cristina_schram.pdf. Acesso em: 29 jan. 2019.

PRADO, Danda. O que é família. São Paulo. Brasiliense 1981.

SAMPAIO, Simaia. Dificuldades de aprendizagem: a psicopedagogia na relação sujeito, família e escola. 2. ed. Rio de Janeiro: Wak Ed, 2009.

SARTI, Cynthia A. Família e jovens: no horizonte das ações. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 11, maio/jun./jul./ago. 1999, p. 99-109. Disponível em: http://anped.tempsite.ws/novo_portal/rbe/rbedigital/RBDE11/RBDE11_10_ESPACO_ABERTO_-_CYNTHIA_A_SARTI.pdf . Acesso em 21 f ev. 2019.

PROFESSORA A. Professora A: depoimento [01 abr. 2019]. Entrevistadora: Daniane Camargo da Silva Haubert. Sinop, MT, 2019. Gravação digital. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a educação em Sinop.

PROFESSORA B. Professora B: depoimento [01 abr. 2019]. Entrevistadora: Daniane Camargo da Silva Haubert. Sinop, MT, 2019. Gravação digital. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a educação em Sinop.

PROFESSORA C. Professora C: depoimento [01 abr. 2019]. Entrevistadora: Daniane Camargo da Silva Haubert. Sinop, MT, 2019. Gravação digital. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a educação em Sinop.

PROFESSORA F. Professora F: depoimento [01 abr. 2019]. Entrevistadora: Daniane Camargo da Silva Haubert. Sinop, MT, 2019. Gravação digital. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a educação em Sinop.

Downloads

Publicado

19-11-2019

Como Citar

A percepção dos professores em relação à família na escola. (2019). Eventos Pedagógicos, 10(2), 764-774. https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10236