O trabalho das docentes nos anos iniciais em Sinop e as implicações motivadoras e de sofrimento
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10237Resumo
Este artigo apresenta o trabalho das docentes nos anos iniciais e as implicações motivadoras e de sofrimento que acometem as mesmas. Teve como objetivo compreender o contexto vivenciado pelo professor, suas condições de trabalho, motivações no desempenho e resultados obtidos no decorrer da sua atuação e como lidam com o sofrimento que podem surgir dessas relações. Como aporte teórico foram utilizados os estudos de Cristophe Dejours e Wanderley Codo. A metodologia utilizada foi a de coleta de dados com realização de entrevistas semiestruturadas com professoras de duas escolas da rede básica de ensino do município de Sinop, Mato Grosso. Concluiu-se que alguns dos fatores, lhe satisfazem e motivam, como a aprendizagem dos alunos, ou causam problemas e sofrimentos, como a falta de reconhecimento da própria profissão, dentro do meio em que as mesmas desempenham suas funções.
Palavras-chave: trabalho docente; motivação e sofrimento; Wanderley Codo.
Downloads
Referências
CAMARGO, Eloider. As condições do trabalho do docente em uma escola pública de Sinop - Mato Grosso. Revista Eventos Pedagógicos, Sinop, v. 7, n. 2 (19. ed.), p. 371-385, jun./jul. 2016. Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/viewFile/2259/1738. Acesso em 10 de out. 2019.
CARLOTTO, Mary Sandra. A síndrome de Burnout e o trabalho docente. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 7, n. 1, p. 21-29, jan./jun. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pe/v7n1/v7n1a03.pdf. Acesso em 08 de maio de 2019.
CARVALHO, Andressa Coelho Righi de; ROSA, Beatriz Laudiceia. Papel do professor frente a aprendizagem: processo avaliativo no ensino-aprendizagem. II Jornada de didática e I seminário de pesquisa do CEMAD. 2013. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/jornadadidatica/pages/arquivos/II%20Jornada%20de%20Didatica %20e%20I%20Seminario%20de%20Pesquisa%20do%20CEMAD%20%20Docencia%20na %20educacao%20Superior%20caminhos%20para%20uma%20praxis%20transformadora/PA PEL%20DO%20PROFESSOR%20FRENTE%20A%20APRENDIZAGEM.pdf. Acesso em 08 de junho de 2019.
CODO, Wanderley. Educação: carinho e trabalho. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 1999.
DEJOURS, Cristophe. A banalização da injustiça social. Christophe Dejours; tradução de Luiz Alberto Monjardim. – 5 ed. – Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003.
LAROCCA, Priscila; GIRARDI, Paula Giulce. Trabalho, satisfação e motivação docente: um estudo exploratório com professores da educação básica. I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação. Pontifícia Universidade Católica do Paraná: Curitiba, 2011. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/5429_2605.pdf. Acesso em 22 de jun. de 2018 as 15:52 horas
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 4. Ed. São Paulo: Cortez, 2000.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (organizadora). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
PROFESSORA A. Dados de Pesquisa. [Entrevista cedida a]: Bruna Thais Guimarães Moraes. O trabalho das docentes nos anos iniciais em Sinop e as implicações motivadoras e de sofrimento. Sinop, UNEMAT, Curso de Pedagogia, jun. 2019.
PROFESSORA B. Dados de Pesquisa. [Entrevista cedida a]: Bruna Thais Guimarães Moraes. O trabalho das docentes nos anos iniciais em Sinop e as implicações motivadoras e de sofrimento. Sinop, UNEMAT, Curso de Pedagogia, jun. 2019.
TRIVIÑIOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
TURCI, Flávia Maria do Nascimento. Ser pedagogo diante dos desafios da educação contemporânea. Semana da Pedagogia de 2012 – Educação, Docência e Gestão: A Pedagogia em debate. Disponível em: http://portal.pucminas.br/graduacao/cursos/arquivos/APR_ARQ_PROGR20120524103252.pdf. Acesso em 15 de junho de 2019.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Para onde vai o professor? Resgate do Professor como sujeito de transformação. 13ª ed. / Celso dos S. Vasconcellos. São Paulo: Libertad, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.