Notas em torno das relações de poder estabelecidas pela seleção dos “poemas- cânone” nos livros didáticos de língua portuguesa

Autores

  • Aline Salles Panhan Universidade Federal de Mato Grosso
  • Marcos Felipe Rocha Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10218

Resumo

Neste artigo, apresentamos algumas reflexões que, embora breves, têm o objetivo de problematizar o papel do livro didático na legitimação de um cânone literário e, em decorrência disso, uma certa concepção de língua que assume como una e homogênea. Assumimos como corpus a partir do qual esta reflexão se estrutura dois exemplares da coleção Piatã (2015), destinados ao 8º e 9º anos do ensino fundamental. A partir de uma indagação inicial (a saber: por que, em tais livros didáticos, há a presença de certos autores e não de outros?), propomos algumas notas em torno das relações de poder que se dão a ver nesses materiais, assumidos como representantes significativos do universo escolar. Amparados em Foucault (2004a e b, 2006, 2012), as reflexões apontam para o livro didático como elemento fundamental na compreensão das relações entre poder e verdade que perpassam o espaço escolar e que acabam por, em última análise, corroborar uma visão de língua que opera ativamente num processo de exclusão de sujeitos da atividade linguageira.

Palavras-chave: cânone literário; poder; verdade; livros didáticos.

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Biografia do Autor

  • Aline Salles Panhan, Universidade Federal de Mato Grosso
    Licenciada em Letras com Habilitação em Inglês, pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Foi bolsista de iniciação científica tendo como orientadora Ana Maria Di Renzo. Professora de língua portuguesa do ensino fundamental I e II. Atua principalmente nos seguintes temas: discurso; linguagem verbal e não-verbal, mídia, tendo como fundamentação teórica a Análise do discurso (AD)
  • Marcos Felipe Rocha, Universidade Federal de Mato Grosso

    Pós-graduado em Docência Universitária pela Universidade Estadual de Goiás (2018). Graduado em Letras com habilitação em Português e Inglês pela PUC-GO (2015). Professor efetivo nos ensinos fundamental e médio da rede pública de ensino do estado de Mato Grosso. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em estudo de linguagem (PPGEL-UFMT). Email: marcosfeliperocha15@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6488766949414976

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Publicado

19-11-2019

Como Citar

Notas em torno das relações de poder estabelecidas pela seleção dos “poemas- cânone” nos livros didáticos de língua portuguesa. (2019). Eventos Pedagógicos, 10(2), 976-988. https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10218