As tecnologias de informação e comunicação no ensino fundamental

Autores

  • Tatielly de Paula Domingos UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10230

Resumo

Este artigo apresenta as Tecnologias de Informação e Comunicação utilizadas no ensino fundamental. Teve como objetivo problematizar o uso destas na educação e sob quais condições estão sendo inseridas por professores no âmbito escolar. Esta pesquisa teve como aporte teórico José Manuel Moran e Francisco Imbérnon. O estudo de caso foi realizado na escola Municipal Selvino Damian Preve, no município de Santa Carmem/Mato Grosso com duas professoras alfabetizadoras, no ano de 2019. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa. Concluiu-se que o uso das Tecnologias influênciam constantemente na aprendizagem dos alunos uma vez que são utilizadas em todas disciplinas.

Palavras-chave: alfabetização; tecnologias de informação e comunicação; professoras alfabetizadoras; abordagem qualitativa; José Manuel Moran.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ARMSTRONG, Alisson; CASEMENT, Charles. A Criança e a Máquina: como os computadores colocam a educação de nossos filhos em risco. Porto Alegre: Artmed, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.

GUTIERREZ, Suzana de Souza. Professores conectados: trabalho e educação nos espaços públicos rede. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

KENSKY, V. M. Educação Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.

MORAN, José M: MASETTO, Marcos T: BEHRENS, Marilda A. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 5. ed. São Paulo: Papiros, 2002.

MASSETO, Marcos. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, José Manuel; MASSETO, Marcos T.; BEHRENS, Maria A. Novas Tecnologia e Mediação Pedagógica. São Paulo: Papirus, 2000.

PIQUÉ, Jorge. A Internet e a transformação da Vida Acadêmica. Disponível em < http://www.humanas.ufpr.br/default.htm> Acesso em: 15 de jan. de 2009.

PROFESSORA A. Professora A: depoimento. [mar. 2019]. Entrevistadora: Tatielly de Paula Domingos. Sinop: UNEMAT, 2019. 7 f. Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso intitulado: A RELAÇÃO DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO.

PROFESSORA B. Professora B: depoimento. [mar. 2019]. Entrevistadora: Tatielly de Paula Domingos. Sinop: UNEMAT, 2019. 7 f. Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso intitulado: A RELAÇÃO DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO.

SANDOHOLTZ, Judith H. et al. Ensinando com a Tecnologia: criando salas de aula centradas nos alunos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

SOARES-LEITE, W. S.; NASCIMENTO-RIBEIRO, C. A. do. A inclusão das TICs na educação brasileira: problemas e desafios. Revista Internacional de Investigación en Educación, 5 (10), 173-187.2012.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

19-11-2019

Como Citar

As tecnologias de informação e comunicação no ensino fundamental. (2019). Eventos Pedagógicos, 10(2), 889-898. https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10230