Relação professor-aluno: a afetividade como promoção da saúde mental dos acadêmicos

Autores

  • Amanda Lima de Oliveira UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10248

Resumo

O artigo aborda a afetividade na relação professor-aluno como possibilidade de promoção da saúde mental dos estudantes do Curso de Pedagogia. Teve como objetivo compreender se, na relação professor-aluno, o modo como os estudantes são afetados interfere na saúde mental destes. A pesquisa teve como aporte teórico os estudos de Espinosa e Paulo Freire. O estudo de caso teve abordagem qualitativa, foi realizado no município de Sinop, Mato Grosso, com três acadêmicos do Curso de Pedagogia de um campus da Universidade do Estado de Mato Grosso no ano de 2019. Concluiu-se que, a relação professor-aluno pautada na afetividade promove a saúde mental dos acadêmicos e, na ausência da afetividade a promoção da saúde mental é prejudicada.

Palavras-chave: ensino superior; afetividade; saúde mental; universitários; Paulo Freire.

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Biografia do Autor

  • Amanda Lima de Oliveira, UNEMAT
    Possui graduação em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2012). Especialista em Assistência Interdisciplinar em Saúde Mental/Álcool e Outras Drogas pela Universidade Federal do Mato Grosso. Cursando Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso. É membra do colegiado do Curso de Pedagogia, Campus de Sinop, e bolsista do Programa de Iniciação Científica - PROBIC.

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Publicado

19-11-2019

Como Citar

Relação professor-aluno: a afetividade como promoção da saúde mental dos acadêmicos. (2019). Eventos Pedagógicos, 10(2), 700-710. https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10248