As brincadeiras no desenvolvimento de crianças pequenas na educação infantil

Autores

  • Deiziani Rodrigues Novais UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10228

Resumo

Este artigo visa analisar as brincadeiras no desenvolvimento de crianças pequenas na educação infantil. Teve como objetivo analisar as mediações das brincadeiras e relações de aprendizagem nos espaços de educação infantil. Esta pesquisa teve como aporte teórico Philippe Ariès. O estudo foi realizado por meio de abordagem qualitativa, e observações dentro e fora da sala de aula e entrevista por pautas com a professora da sala observada, no município de Sinop, Mato Grosso, no ano de 2018. Concluiu-se que, por meio da interação, brincadeiras, faz-de-conta e com os movimentos de subir e descer dos brinquedos, as crianças estão desenvolvendo suas habilidades sem que haja intervenção direta da professora.

Palavras-chave: educação infantil; brincadeiras; crianças; abordagem qualitativa; Philippe Ariès.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Deiziani Rodrigues Novais, UNEMAT
    Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual Rosa dos Ventos(2008). (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)

Referências

ARIÉS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Nacionais Curriculares Para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.

BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretária de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.: il. vol. 1: Introdução; vol.2: Formação pessoal e social; vol.3: Conhecimento de

FORTUNA, Tânia Ramos. O lugar do Brincar na Educação Infantil. Revista Pátio- Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, ano IX, nº 27, p.8-10, Abr./jun. 2011.

GIL, Antônio Carlos, Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 1987.

GISELE, Fernandes de. Brincando e aprendendo na educação infantil. Revista Eventos Pedagógicos, Sinop, v. 6, n. 2, p. 123-132, jun/jul. 2015. Disponível em : http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos Acesso em. 1 out. 2019.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org). O Brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira: 1988.

PROFESSORA. Dados de Pesquisa. [Entrevista cedida a] Deiziani Rodrigues Novais. As brincadeiras no desenvolvimento de crianças pequenas na educação infantil. Sinop, UNEMAT, Curso de Pedagogia, nov./dez 2018.

Downloads

Publicado

19-11-2019

Como Citar

As brincadeiras no desenvolvimento de crianças pequenas na educação infantil. (2019). Eventos Pedagógicos, 10(2), 784-793. https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10228