As brincadeiras no desenvolvimento de crianças pequenas na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10228Resumo
Este artigo visa analisar as brincadeiras no desenvolvimento de crianças pequenas na educação infantil. Teve como objetivo analisar as mediações das brincadeiras e relações de aprendizagem nos espaços de educação infantil. Esta pesquisa teve como aporte teórico Philippe Ariès. O estudo foi realizado por meio de abordagem qualitativa, e observações dentro e fora da sala de aula e entrevista por pautas com a professora da sala observada, no município de Sinop, Mato Grosso, no ano de 2018. Concluiu-se que, por meio da interação, brincadeiras, faz-de-conta e com os movimentos de subir e descer dos brinquedos, as crianças estão desenvolvendo suas habilidades sem que haja intervenção direta da professora.
Palavras-chave: educação infantil; brincadeiras; crianças; abordagem qualitativa; Philippe Ariès.
Downloads
Referências
ARIÉS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Nacionais Curriculares Para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.
BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretária de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.: il. vol. 1: Introdução; vol.2: Formação pessoal e social; vol.3: Conhecimento de
FORTUNA, Tânia Ramos. O lugar do Brincar na Educação Infantil. Revista Pátio- Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, ano IX, nº 27, p.8-10, Abr./jun. 2011.
GIL, Antônio Carlos, Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 1987.
GISELE, Fernandes de. Brincando e aprendendo na educação infantil. Revista Eventos Pedagógicos, Sinop, v. 6, n. 2, p. 123-132, jun/jul. 2015. Disponível em : http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos Acesso em. 1 out. 2019.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org). O Brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira: 1988.
PROFESSORA. Dados de Pesquisa. [Entrevista cedida a] Deiziani Rodrigues Novais. As brincadeiras no desenvolvimento de crianças pequenas na educação infantil. Sinop, UNEMAT, Curso de Pedagogia, nov./dez 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.