A questão de gênero: o professor gênero masculino na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10240Resumo
O artigo aborda a questão de gênero masculino na educação infantil. Teve como objetivo investigar as concepções que são produzidas sobre o papel do professor em sala de aula. Esta pesquisa teve como aporte teóricos Debora Thomé Sayão e Guacira Lopes Louro. A metodologia utilizada foi abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturada com professores do gênero masculino, pais, acadêmicos e a coordenadora da educação infantil do município de Sinop, Mato Grosso no ano de 2019. Concluiu-se que há preconceito em relação ao gênero masculino na educação infantil, porém os sujeitos envolvidos não interpretam essas concepções como preconceito.
Palavras-chave: educação infantil; gênero masculino; a questão de gênero; abordagem qualitativa; Debora Thomé Sayão; Guacira Lopes Louro.
Downloads
Referências
REFERÊNCIAS
ACADÊMICO A. Acadêmico A: depoimento [09 abr.2019]. Pesquisadora: Nisete Pinheiro da Silva. Sinop, MT, 2019. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a educação em Sinop.
ACADÊMICO A. Acadêmico B: depoimento [09 abr.2019]. Pesquisadora: Nisete Pinheiro da Silva. Sinop, MT, 2019.Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a educação em Sinop.
COORDENADORA 1. Coordenadora 1: depoimento [06 jun.2019]. Pesquisadora: Nisete Pinheiro da Silva. Sinop, MT, 2019.Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a educação em Sinop.
GOELLNER, Silvana V. A educação dos corpos, dos gêneros e das sexualidades e o reconhecimento da diversidade. Cadernos de Formação RBCE, v. 1, n. 2, p. 71-83, 2010.
LOURO, G. Gênero, sexualidade e educação. 2. ed. Petrópolis, Vozes, 1998.
PROFESSOR A. Professor A: depoimento [06 maio.2019]. Pesquisadora: Nisete Pinheiro da Silva. Sinop, MT, 2019.Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a educação em Sinop.
PROFESSOR B. Professor B: depoimento [07 maio.2019]. Pesquisadora: Nisete Pinheiro da Silva. Sinop, MT, 2019.Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a educação em Sinop.
JAEGER, Angelita Alice; JACQUES, Karine. Masculinidades e docência na educação infantil. Rev. Estud. Fem. [online]. 2017, vol.25, n.2, pp.545-570. ISSN 0104-026X. http://dx.doi.org/10.1590/1806-9584.2017v25n2p545. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/39084/34187. Acesso em: 20 de fev de 2019.
ROSEMBERG, Fúlvia. Expansão da educação infantil e processos de exclusão. Cadernos de pesquisa, n. 107, junho 1999, p,11.
SAYÃO, Deborah Thomé. Relações de gênero e trabalho docente na Educação Infantil: Um estudo de professores em creches. Tese de (Doutorado) Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Florianópolis, 2005.
SILVA, Angela Cristina. Reflexões sobre o professor do sexo masculino na educação infantil. São Gonçalo, RJ. 2014. Disponível em: http://www.ffp.uerj.br/arquivos/dedu/monografias/Monografia.pdf. Acesso em: 24 de fev de 2019.
Silva, Jordiel Pereira. As relações de Gênero e a Docência Masculina na Educação Infantil. Revista Eventos pedagógicos, Sinop, v.9, n.39(25. ed.), p. 987-1001, nov./ dez. 2018.
Disponível em:http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/index.
Acesso em 10 de out. 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.