Psicomotricidade e o desenvolvimento da criança
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10246Resumo
Este artigo aborda a psicomotricidade e o desenvolvimento da criança com crianças do primeiro ano do ensino fundamental. Teve como objetivo analisar a concepção dos professores na atuação pedagógica sobre a importância do desenvolvimento psicomotor. Os principais autores utilizados na pesquisa foram Jean Le Boulch e Vitor da Fonseca. O estudo de caso foi realizado no município de Sinop/Mato Grosso com quatro professores da Escola Municipal Taciana Balth Jordão no ano de 2019. A metodologia de pesquisa utilizada foi de abordagem qualitativa. Concluiu-se que a educação psicomotora é importante para trabalhar a criança como ser completo, associando as funções motoras, e que estas devem estar presentes no contexto e planejamento escolar.
Palavras-chave: desenvolvimento; psicomotricidade; professores; abordagem qualitativa; Jean Le Boulch.
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PROFESSORA ARIEL. Professora Ariel: depoimento. [mar. 2019]. Entrevistador: Camila Matos Zagli. Sinop: UNEMAT, 2019. 7 f. Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso intitulado: PSICOMOTRICIDADE E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA: ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM CRIANÇAS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
PROFESSORA MATILDA. Professora Matilda: depoimento. [mar. 2019]. Entrevistador: Camila Matos Zagli. Sinop: UNEMAT, 2019. 7 f. Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso intitulado: PSICOMOTRICIDADE E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA: ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM CRIANÇAS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
PROFESSORA SAMANTA. Professora Samanta: depoimento. [mar. 2019]. Entrevistador: Camila Matos Zagli. Sinop: UNEMAT, 2019. 7 f. Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso intitulado: PSICOMOTRICIDADE E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA: ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM CRIANÇAS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
PROFESSOR PETER. Professora Peter: depoimento. [mar. 2019]. Entrevistador: Camila Matos Zagli. Sinop: UNEMAT, 2019. 7 f. Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso intitulado: PSICOMOTRICIDADE E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA: ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM CRIANÇAS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
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