Uma perspectiva crítica de ensino

Autores

  • Márcio César Cardoso Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10214

Resumo

Este artigo apresenta uma perspectiva crítica de ensino de línguas pela aproximação entre ensino crítico e práticas linguísticas. O trabalho consiste numa pesquisa bibliográfica, cuja metodologia parte da análise dessas práticas por Walter Mignolo, Suresh Canagarajah, e Fernando Zolin Vesz; da contemporaneidade, por Zygmunt Bauman; da linguística trans/indisciplinar de Luis Paulo da Moita Lopes; e da educação crítica, por Michael Apple. Os resultados apontam para um processo de realocação linguística no mundo contemporâneo que urge a ressignificação dos conceitos língua, falante nativo e a relação língua/povo/território. Tal perspectiva, em conclusão, depende dessa ressignificação e da não divisão teoria e prática.

Palavras-chave: ensino crítico; práticas lingüísticas; ressignificação.

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Biografia do Autor

  • Márcio César Cardoso, Universidade Federal de Mato Grosso

    Graduado em Letras/Português pela Universidade Federal de Mato Grosso (2006). Segunda Licenciatura em Letras/Inglês pela UFMT (2013). Atuou como Professor de Língua inglesa da escola FISK de Rondonópolis (2004 - 2014) com conceito A na proficiência da escola FISK e no TOEFL. Curso de Língua Espanhola também pela escola FISK. Professor de Espanhol e Inglês no Colégio Cândido Portinari. Professor de Língua Portuguesa e Produção Textual no Colégio Adventista de Rondonópolis (2011 - 2016). Professor de Língua Inglesa do CELIG - Centro de Línguas da UFR – Universidade Federal de Rondonópolis. Atuou como Professor Substituto de Língua Portuguesa no Departamento de Letras ICHS/CUR/UFMT (2016- 2017). Mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá (2017 - 2019).

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Publicado

19-11-2019

Como Citar

Uma perspectiva crítica de ensino. (2019). Eventos Pedagógicos, 10(2), 989-1014. https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10214