O brincar na educação infantil de 5 a 6 anos

Autores

  • Rafael Lopes Mendes UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10233

Resumo

A pesquisa apresenta o papel do brincar na educação infantil de 5 a 6 anos com o objetivo de compreender como se dá o caráter pedagógico dos jogos e brincadeiras no aprendizado de crianças de 5 a 6 anos. Teve como aporte teórico Tizuco Morchida Kishimoto e Janet Moyles. A pesquisa se baseou na abordagem qualitativa, na modalidade de estudo de caso, realizada no município de Sinop/Mato Grosso com duas professoras e uma turma com 25 crianças da Escola Municipal de Educação Infantil Gérson Pires da Silva no ano de 2019. Concluiu-se que no ambiente de pesquisa, os professores utilizaram-se dos jogos e brincadeiras como instrumento de aprendizagem, sem desconsiderar o caráter lúdico dessas atividades recreativas.

Palavras-chave: educação infantil; jogos e brincadeiras; ensino e aprendizagem; professoras; abordagem qualitativa; Tizuco Morchida Kishimoto.

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Referências

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PROFESSORA A. Professora A: depoimento [fev. 2019]. Entrevistador: Rafael Lopes Mendes. Sinop, UNEMAT, 2019. 7 f. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado: O PAPEL DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE 5 A 6 ANOS.

PROFESSORA B. Professora B: depoimento [fev. 2019]. Entrevistador: Rafael Lopes Mendes. Sinop: UNEMAT, 2019. 7 f. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado: O PAPEL DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE 5 A 6 ANOS.

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Publicado

19-11-2019

Como Citar

O brincar na educação infantil de 5 a 6 anos. (2019). Eventos Pedagógicos, 10(2), 862-870. https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10233