O brincar na educação infantil de 5 a 6 anos
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10233Resumo
A pesquisa apresenta o papel do brincar na educação infantil de 5 a 6 anos com o objetivo de compreender como se dá o caráter pedagógico dos jogos e brincadeiras no aprendizado de crianças de 5 a 6 anos. Teve como aporte teórico Tizuco Morchida Kishimoto e Janet Moyles. A pesquisa se baseou na abordagem qualitativa, na modalidade de estudo de caso, realizada no município de Sinop/Mato Grosso com duas professoras e uma turma com 25 crianças da Escola Municipal de Educação Infantil Gérson Pires da Silva no ano de 2019. Concluiu-se que no ambiente de pesquisa, os professores utilizaram-se dos jogos e brincadeiras como instrumento de aprendizagem, sem desconsiderar o caráter lúdico dessas atividades recreativas.
Palavras-chave: educação infantil; jogos e brincadeiras; ensino e aprendizagem; professoras; abordagem qualitativa; Tizuco Morchida Kishimoto.
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Referências
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