Discurso: ciência, língua e ensino de línguas

Autores

  • Luciana Maria Almeida de Freitas Universidade Federal Fluminense, Niterói

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10165

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luciana Maria Almeida de Freitas, Universidade Federal Fluminense, Niterói
    É docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, na Linha de Pesquisa Teorias do Texto, do Discurso e da Interação, e na Graduação em Letras, lecionando disciplinas de prática de ensino, tanto de Língua Portuguesa, quanto de Língua Espanhola. Ocupou, de 2015 a 2018, a chefia da Divisão de Prática Discente (Prograd), que é responsável pela articulação de todos os cursos de licenciatura da UFF. É doutora em Letras Neolatinas (Língua Espanhola) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestra em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, bem como licenciada em Letras (Português-Espanhol) e em licenciada e bacharel em História. Realizou estágio pós-doutoral na Facultad de Ciencias de la Educación da Universidad de Sevilla, Espanha. Lidera o Grupo de Pesquisa Discurso e Educação Linguística - DELIN. Foi presidente da APEERJ - Associação de Professores de Espanhol do Estado do Rio de Janeiro e da ABH - Associação Brasileira de Hispanistas, sempre atuando intensamente em defesa da educação linguística em língua espanhola no Brasil. É autora de artigos e capítulos de livros, organizadoras de obras acadêmicas e coautora de duas coleções didáticas aprovadas pelo PNLD: Sentidos en lengua española (Ensino Médio - PNLD 2018) e Beyond words (Ensino Fundamental - PNLD 2020). Suas investigações envolvem questões relativas à educação linguística e à formação docente, especialmente em espanhol, sob a perspectiva teórica da sociologia do discurso do Círculo de Bakhtin e dos estudos sobre o trabalho docente. Atua como voluntária no apoio e no aconselhamento do aleitamento materno, por meio do Grupo Virtual de Amamentação.

Downloads

Publicado

19-11-2019

Como Citar

Discurso: ciência, língua e ensino de línguas. (2019). Eventos Pedagógicos, 10(2), 672-679. https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10165