Concepções de língua em livros didáticos de português: uma abordagem historiográfica e discursiva

Autores

  • Wesley Luis Carvalhaes

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10217

Resumo

O presente trabalho objetiva estabelecer um percurso historiográfico e discursivo sobre a concepção de língua em livros didáticos de português (LDP). O estudo baseia-se, teórica e metodologicamente, nas contribuições da Historiografia Linguística e dos Estudos do Discurso. Como fontes para a investigação da historiografia do LDP, a pesquisa investiga nove obras didáticas publicadas entre os anos 1984 e 2018. As conclusões reiteram a importância dos Estudos Linguísticos para a compreensão de fenômenos socioculturais, como é a publicação de um LDP e sua utilização como suporte para os eventos de sala de aula.

Palavras-chave: linguística; historiografia linguística; estudos do discurso; livro didático de português; concepções de língua.

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Biografia do Autor

  • Wesley Luis Carvalhaes
    Professor da Universidade Estadual de Goiás/Câmpus Inhumas. Doutor em Letras e Linguística, área de Estudos Linguísticos, pela UFG. Membro  da Rede Goiana de Pesquisa sobre Texto, Discurso e Ensino (FAPEG) e do grupo de pesquisa CRIARCONTEXTO (UFG/CNPq).

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Publicado

19-11-2019

Como Citar

Concepções de língua em livros didáticos de português: uma abordagem historiográfica e discursiva. (2019). Eventos Pedagógicos, 10(2), 910-933. https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10217