O ensino e aprendizagem da criança surda na educação infantil

Autores

  • Ani Paula dos Santos Lima UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10226

Resumo

Este artigo aborda as relações de ensino e aprendizagem com crianças surdas na educação infantil realizada em uma Instituição de Educação Infantil do Município de Sinop, Mato Grosso. Com uma criança surda da turma da pré-escola, com 4 anos de idade e outra com 2 anos de idade do maternal. Teve como objetivo analisar as relações de ensino e aprendizagem construídas entre professor e aluno. A pesquisa foi de cunho qualitativo com observação participante e aplicação de um questionário de pesquisa semiestruturado. Os estudos teóricos foram embasados por Ronice Muller de Quadros e Karin Lilian Strobel. Conclui-se que as crianças surdas estando inseridas em espaço escolar mesmo que não sendo uma escola bilingue, ela aprende.

Palavras-chave: educação infantil; as relações de ensino e aprendizagem da criança surda; qualitativo; Ronice Muller de Quadros e Karin Lilian Strobel.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ani Paula dos Santos Lima, UNEMAT
    Possui ensino-medio-segundo-graupela ceja benedito sant'ana da silva freire(2015). (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)

Referências

STROBEL, Karin L. História dos Surdos: Representações “Mascaradas” das Identidades Surdas. In: QUADROS, Ronice M.; PERLIN, Gladis (org.). Estudos Surdos II. Petrópolis: Arara Azul, 2007.

QUADROS, Ronice Miller. Educação de surdos: a aquisição da Linguagem. Porto Alegre: Artmed, 1997.

GESSER, Audrei. LIBRAS? Que língua é essa?: crenças e preconceitos em torno da língua de sianis e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

Downloads

Publicado

19-11-2019

Como Citar

O ensino e aprendizagem da criança surda na educação infantil. (2019). Eventos Pedagógicos, 10(2), 732-742. https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10226