Discursos sobre a língua portuguesa em sistemas de ensino do Grupo Positivo voltados às redes pública e particular
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10212Resumo
Este artigo teve por objeto os modos de significar a língua portuguesa postos em circulação em apostilas de sistemas de ensino criados pelo Grupo Positivo para alunos do fundamental II (Sistema de Ensino Positivo, adotado em escola particular, e Sistema de Ensino Aprende Brasil, adotado em escola pública), produzidas entre os anos de 2008 e 2012, após a implantação dos Parâmetros Curriculares Nacionais. A leitura do corpus foi orientada por noções clássicas da análise de discurso francesa: enunciado, formulação e discurso revisitadas nas obras de Michel Foucault, Jean-Jacques Courtine e Michel Pêcheux.
Palavras-chave: apostilas; discurso; língua portuguesa.
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SISTEMA APRENDE BRASIL (SAB-RPU).Língua Portuguesa: 7º ano. v. 1, 2, 3, 4. Curitiba: Positivo, 2008.
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