O processo de alfabetização de alunos com dificuldades de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10241Resumo
O artigo aborda o processo de alfabetização com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem. Teve como objetivo analisar as práticas pedagógicas que os professores desenvolvem com alunos na alfabetização a partir dos autores Magda Soares e Emilia Ferreiro. A metodologia utilizada foi abordagem qualitativa na modalidade de Estudo de Caso realizada na escola Lizamara Aparecida Oliva de Almeida, no município de Sinop/Mato Grosso, com três turmas de 1º ano e três turmas de 2º ano, sendo os sujeitos da pesquisa professores e alunos, no ano de 2019. Concluiu-se que são vários os fatores que causam a dificuldades de aprendizagem, os professores trabalham atividades diferenciadas e reforço no contra turno.
Palavras-chave: alfabetização; dificuldades de aprendizagem; práticas pedagógicas; abordagem qualitativa; Emilia Ferreiro.
Downloads
Referências
BARBOSA: José Juvêncio. Alfabetização e Leitura. São Paulo: Cortez, 2013.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetizando sem o Bá-Bé-Bi-Bó-Bu: Pensamento e Ação no Magistério. São Paulo: Scipione, 1998.
CARVALHO, Marlene. Alfabetizar e Letrar: um diálogo entre a teoria e a prática. 5. ed. Rio de Janeiro Vozes, 2008.
FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre Alfabetização. São Paulo: Cortez, 2017.
FREIRE, Paulo. Política e educação: ensaios. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
GOULART, Cecília M. A. Letramento e Polifonia: um estudo de aspectos discursivos do processo de alfabetização. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 18, set-dez 2001.
SILVA, Jailma Torres Teixeira da. Processo de aprendizagem na aquisição da leitura e escrita. Revista Eventos Pedagógicos, Sinop, v. 9, n. 1 (23. ed.), p. 158-171, jan./jul. 2018 Disponível em: file:///C:/Users/Usuario/Desktop/PROF%20CRISTINE/3168-8920-1-PB%20PROCESSO%20DE%20APRENDIZAGEM.pdf Acesso em: 25 set. 2019.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: CEALE/Autêntica, 2001.
SOARES, Magda. Alfabetização: A Questão dos Métodos. São Paulo: Contexto, 2016.
PROFESSORA A. Professora A: depoimento [01 abr. 2019]. Entrevistadora: Adriana Aparecida da Silva Vaz. Sinop, MT, 2019. Gravação digital. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a educação em Sinop.
PROFESSORA B. Professora B: depoimento [01 abr. 2019]. Entrevistadora: Adriana Aparecida da Silva Vaz. Sinop, MT, 2019. Gravação digital. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a educação em Sinop.
PROFESSORA C. Professora C: depoimento [01 abr. 2019]. Entrevistadora: Adriana Aparecida da Silva Vaz. Sinop, MT, 2019. Gravação digital. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a educação em Sinop.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.