Bullying: um estudo sobre duas escolas municipais de Sinop

Autores

  • Patrícia Leal dos Santos Lira

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10234

Resumo

Este artigo aborda o fenômeno bullying com crianças do ensino fundamental de primeiro a quinto ano. Teve como objetivo averiguar quais as consequências deste fenômeno no desenvolvimento e socialização das crianças. A pesquisa teve como aporte teórico Cleo Fante e foi feita com abordagem qualitativa, com o uso de questionários abertos, em duas escolas do município de Sinop, com cinco professores. Averiguamos que o fenômeno bullying interfere no processo de aprendizagem das vítimas e as consequências psicológicas e sociais são inúmeras que poderão ser levadas para a vida adulta, caso não seja tratado na infância.

Palavras-chave: ensino fundamental; bullying; professor; Cleo Fante.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BARROSO, Bruna Caroline Turse e GERALDINE, Nágila Guedes. É brincadeira ou é bullying? Casa da ciência. Publicado em 12 de janeiro de 2017. Disponível em. http://www.casadaciencia.com.br/e-brincadeira-ou-e-bullying-2/acessado em. 30 de junho de 2019

FANTE, Cleo, Fenômeno bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz/ Cleo Fante. – 8º ed. – campinas, SP: Verus Editora, 2018.

PEDROLO, Gabriely Talita.Bullying nos anos iniciais: As consequências no rendimento escolar do educando. Revista eventos Pedagógicos, Sinop, v. 9, n. 3 (25.ed.),p.946957,nov./dez.2018.disponivel em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/index

Acesso em 13 de out. 2019.

MEDEIROS, Alexandre Vinicius Malmann. O fenômeno bullying(in) definições do termo e suas possibilidades.2012. dissertação (mestrado)- Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Ciências Sociais, Goiás

Silva, Ana Beatriz B. (Ana Beatriz Barbosa) Bullying: mentes perigosas nas escolas/ Ana Beatriz Barbosa Silva. – [2. Ed] São Paulo: globo, 2015.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987

Professor A. Professor A: questionário [junho 2019]. Pesquisadora: Patrícia Leal Santos Lira. Sinop, MT, 2019. Questionário respondido para trabalho de conclusão de curso sobre a Educação em Sinop.

Professor B. Professor B: questionário [junho 2019]. Pesquisadora: Patrícia Leal Santos Lira. Sinop, MT, 2019. Questionário respondido para trabalho de conclusão de curso sobre a Educação em Sinop.

Professor D. Professor D: questionário [junho 2019]. Pesquisadora: Patrícia Leal Santos Lira. Sinop, MT, 2019. Questionário respondido para trabalho de conclusão de curso sobre a Educação em Sinop.

Downloads

Publicado

19-11-2019

Como Citar

Bullying: um estudo sobre duas escolas municipais de Sinop. (2019). Eventos Pedagógicos, 10(2), 855-861. https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10234