Bullying: um estudo sobre duas escolas municipais de Sinop
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10234Resumo
Este artigo aborda o fenômeno bullying com crianças do ensino fundamental de primeiro a quinto ano. Teve como objetivo averiguar quais as consequências deste fenômeno no desenvolvimento e socialização das crianças. A pesquisa teve como aporte teórico Cleo Fante e foi feita com abordagem qualitativa, com o uso de questionários abertos, em duas escolas do município de Sinop, com cinco professores. Averiguamos que o fenômeno bullying interfere no processo de aprendizagem das vítimas e as consequências psicológicas e sociais são inúmeras que poderão ser levadas para a vida adulta, caso não seja tratado na infância.
Palavras-chave: ensino fundamental; bullying; professor; Cleo Fante.
Downloads
Referências
BARROSO, Bruna Caroline Turse e GERALDINE, Nágila Guedes. É brincadeira ou é bullying? Casa da ciência. Publicado em 12 de janeiro de 2017. Disponível em. http://www.casadaciencia.com.br/e-brincadeira-ou-e-bullying-2/acessado em. 30 de junho de 2019
FANTE, Cleo, Fenômeno bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz/ Cleo Fante. – 8º ed. – campinas, SP: Verus Editora, 2018.
PEDROLO, Gabriely Talita.Bullying nos anos iniciais: As consequências no rendimento escolar do educando. Revista eventos Pedagógicos, Sinop, v. 9, n. 3 (25.ed.),p.946957,nov./dez.2018.disponivel em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/index
Acesso em 13 de out. 2019.
MEDEIROS, Alexandre Vinicius Malmann. O fenômeno bullying(in) definições do termo e suas possibilidades.2012. dissertação (mestrado)- Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Ciências Sociais, Goiás
Silva, Ana Beatriz B. (Ana Beatriz Barbosa) Bullying: mentes perigosas nas escolas/ Ana Beatriz Barbosa Silva. – [2. Ed] São Paulo: globo, 2015.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987
Professor A. Professor A: questionário [junho 2019]. Pesquisadora: Patrícia Leal Santos Lira. Sinop, MT, 2019. Questionário respondido para trabalho de conclusão de curso sobre a Educação em Sinop.
Professor B. Professor B: questionário [junho 2019]. Pesquisadora: Patrícia Leal Santos Lira. Sinop, MT, 2019. Questionário respondido para trabalho de conclusão de curso sobre a Educação em Sinop.
Professor D. Professor D: questionário [junho 2019]. Pesquisadora: Patrícia Leal Santos Lira. Sinop, MT, 2019. Questionário respondido para trabalho de conclusão de curso sobre a Educação em Sinop.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.