Os sentidos da autoria no Programa Educomunicação - Projeto TV Pompeu – Colíder / Mato Grosso
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10168Resumo
Este artigo apresenta um recorte da dissertação de mestrado Educomunicação e a TV Pompeu em Colíder/MT: as tecnologias e a autoria como constitutivas desse espaço e tem como foco discutir a autoria no Projeto TV Pompeu. A pesquisa foi desenvolvida por levantamentos bibliográfico, documental e de campo. A técnica de pesquisa foi de entrevista semiestruturada com 57 alunos do Projeto. As análises estão baseadas nos dispositivos teórico-analíticos da Análise do Discurso. Os resultados mostram que a assunção da autoria pelo aluno possibilita a inserção dele em uma posição no contexto histórico-social, responsável pela unidade, organização e coerência do que diz.
Palavras-chave: análise do discurso; Educomunicação; Projeto TV Pompeu; assunção da autoria.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Programa mais educação – Passo a passo por Maria Eliane Santos, et al. Brasília: MEC – Secad., 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/passoapasso_maiseducacao.pdf. Acesso em 22 fev 2018, às 20h15min.
DIAS, Cristiane. Análise do discurso digital: Sujeito, espaço, memória e arquivo. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018.
GADET, Françoise; HAK, Tony. (orgs.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Tradução: Bethania S. Mariani [et al]. 5. ed. Campinas: Editora UNICAMP, 2014. p. 07-10 / Prefácio.
GALLO, Solange. Discurso da escrita e ensino. Campinas: Editora da Unicamp, 1992.
GATTÁS, Carmen. Educomunicação pode combater evasão no ensino médio. Novidades. Publicado em 05 de março de 2011. Disponível em https://www.usp.br/nce/?wcp=/novidades/informe,7,1300. Acesso em 11 jun. 2018, às 15h 37 min.
LABORATÓRIO DE ESTUDOS URBANOS. Quem foi Michel Pêcheux. Disponível em https://www.labeurb.unicamp.br/portal/pages/home/lerArtigo.lab?
id=48&cedu=1. Acesso em 30 mar., 2019.
LAGAZZI-RODRIGUES. Susy. Texto e autoria. In ORLANDI, Eni P.; LAGAZZI-RODRIGUES, Suzy (orgs.). Introdução às ciências da linguagem - Discurso e textualidade. 2. ed. Campinas: Pontes Editores, 2010. p. 81-103.
MATO GROSSO. Escola Estadual Desembargador Milton Armando Pompeu de Barros. Projeto TV Pompeu, Colíder - MT, 2016.
MEKARI, Danilo. Educomunicação ganha espaço nas políticas educacionais de educação. In: Portal Aprendiz, 02 de setembro de 2013. Disponível em http://portal.aprendiz.uol.com.br/arquivo/2013/09/20/educomunicacao-ganha-espaco-nas-politicas-nacionais-de-educacao/. Acesso em 22 fev.2018, às 15h40min.
MORAN, José M. O vídeo na sala de aula. São Paulo: Comunicação & Educação. ECA-Ed. Moderna, [2]: 27 a 35, jan./abr. de 1995.
ORLANDI, Eni P. A Linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 4. ed. Campinas: Pontes, 1996.
______. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. 4ª ed. Campinas: Pontes Editores, 2012. p. 19-29 e 179-183.
______. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 4. ed. Campinas: Pontes, 2002.
______.; GUIMARÃES, Eduardo. Unidade e dispersão: uma questão do texto e do sujeito. In: ORLANDI, Eni P. Discurso e leitura. São Paulo: Cortez, 1988.p. 53-73.
PÊCHEUX, Michel. Capítulo III – Parte 1 - Análise automática do discurso (AAD-69). In GADET, Françoise; HAK, Tony. (orgs.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Tradução: Bethania S. Mariani [et al]. 5. ed. Campinas: Editora UNICAMP, 2014. p. 11-38.
PFEIFFER, Cláudia R. C. Que autor é este? Campinas: Unicamp. Dissertação de mestrado inédita, 1995. Disponível em http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/270699. Acesso em 14 mar 2018, às 11h53min.
ROJO, Roxane H.R. Pedagogia dos Multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, Roxana H. R; MOURA, Eduardo (orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. 264 p. 11-31.
SOARES, Donizete. Educomunicação: o que é isto? Instituto de Educação e Cultura Gens.2006. Disponível em http://www.portalgens.com.br/baixararquivos/
textos/educomunicacao_o_que_e_isto pdf. Acessado em 13 maio 2016, às 21h35min.
SOARES. Ismar de Oliveira. Mas, afinal, o que é Educomunicação? Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo, 2004. Disponível em file: http://www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/27.pdf. Acesso em 08 nov. 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.