A musicalização na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10238Resumo
O presente artigo teve como objetivo conhecer se a musicalização faz parte do processo de alfabetização das crianças das turmas de 1ª e 2ª fase de educação infantil; se há interação entre aluno/aluno e professor/aluno. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, além de uma entrevista semiestruturada, com duas professoras das salas. Defende-se que, amparados em Lev Vygotsky, Ana Lúcia Passagno Bréscia, a hipótese de que a música tem poderoso recurso educativo, criador e libertador. Observou-se que as professoras compreendem a musicalização como fator importante no processo de escolarização na educação infantil, embora apresentem práticas/metodologias divergentes. Concluiu-se que a música, na vida escolar da criança, não se refere apenas a uma simples disciplina ou a um momento de recreação, mas a um elemento imprescindível à formação para toda a sua vida social.
Palavras-chave: educação infantil; musicalização; ensino e aprendizagem.
Downloads
Referências
ALGAYER, Karine Regina. A música como ferramenta pedagógica no aprendizado da criança. Revista Eventos Pedagógicos, Sinop, v.4, n.2, p. 136-145, agosto/dezembro 2013. Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos. Acesso em: 06 out. 2019.
BRASIL, Lei Ordinária nº. 11.769, de 18 de agosto de 2008. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Seção 1 Brasília, DF. p 1,19 de Ago. 2008.
BRÉSCIA, L. P. Vera Educação musical: bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomo, 2003.
EMERIQUE, Paulo Sergio. Brincaprende: dicas lúdicas para pais e professores. Campinas: Papirus, 2003.
PROFESSORA 01. Dados de Pesquisa. [Entrevista cedida a] Magna Cristina da silva dos Santos. A musicalização na educação infantil. Sinop, UNEMAT, Curso de Pedagogia, mar. de 2019.
PROFESSORA 02. Dados de Pesquisa. [Entrevista cedida a] Magna Cristina da silva dos Santos. A musicalização na educação infantil. Sinop, UNEMAT, Curso de Pedagogia, mar. de 2019.
SHORE, Rima. Repensando o cérebro. Porto Alegre: Mercado Aberto. 2000.
SILVA, M. G. Leda. A expressão musical para crianças da pré-escola. Disponível em: http://cr.mariocovas.sp.gv.br. Acesso em: Out. 2010.
http.cr.mariocovas.sp.gv.br
VYGOTSKY, L.S. Formação social da mente. 4ª ed. São Paulo: Martins fontes, 1991.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.