A musicalização na educação infantil

Autores

  • Magna Cristina da Silva dos Santos UNEMAT Sinop

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10238

Resumo

O presente artigo teve como objetivo conhecer se a musicalização faz parte do processo de alfabetização das crianças das turmas de 1ª e 2ª fase de educação infantil; se há interação entre aluno/aluno e professor/aluno. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, além de uma entrevista semiestruturada, com duas professoras das salas. Defende-se que, amparados em Lev Vygotsky, Ana Lúcia Passagno Bréscia, a hipótese de que a música tem poderoso recurso educativo, criador e libertador. Observou-se que as professoras compreendem a musicalização como fator importante no processo de escolarização na educação infantil, embora apresentem práticas/metodologias divergentes. Concluiu-se que a música, na vida escolar da criança, não se refere apenas a uma simples disciplina ou a um momento de recreação, mas a um elemento imprescindível à formação para toda a sua vida social.

Palavras-chave: educação infantil; musicalização; ensino e aprendizagem.

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Biografia do Autor

  • Magna Cristina da Silva dos Santos, UNEMAT Sinop
    Departamento de Pedagogia.

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PROFESSORA 01. Dados de Pesquisa. [Entrevista cedida a] Magna Cristina da silva dos Santos. A musicalização na educação infantil. Sinop, UNEMAT, Curso de Pedagogia, mar. de 2019.

PROFESSORA 02. Dados de Pesquisa. [Entrevista cedida a] Magna Cristina da silva dos Santos. A musicalização na educação infantil. Sinop, UNEMAT, Curso de Pedagogia, mar. de 2019.

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Publicado

19-11-2019

Como Citar

A musicalização na educação infantil. (2019). Eventos Pedagógicos, 10(2), 837-846. https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10238