A importância das abordagens metodológicas no processo educacional da Educação de Jovens e Adultos

Autores

  • Regilaine Oliveira Barbosa Universidade do Estado de mato Grosso, Faculdade de Educação e Linguagem, Curso de Pedagogia

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10242

Resumo

O artigo trata da importância das abordagens metodológicas no processo educacional da educação de jovens e adultos e tem como finalidade compreender as abordagens desenvolvidas pelos professores em suas práxis pedagógicas. Fundamentou-se no autor Paulo Freire. O estudo foi realizado por meio de pesquisa qualitativa, entrevista semiestruturada, com professores do primeiro segmento da Educação de Jovens e Adultos de duas escolas estaduais do município de Sinop, Mato Grosso. Conclui-se que existe ainda um longo caminho, para a compreensão aprofundada das metodologias voltadas para a educação de jovens e adultos.

Palavras-chave: educação de jovens e adultos; abordagens metodológicas; professores; Paulo Freire.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Regilaine Oliveira Barbosa, Universidade do Estado de mato Grosso, Faculdade de Educação e Linguagem, Curso de Pedagogia
    Possui ensino-medio-segundo-graupelo São Vicente de Paula(2012). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

Referências

COSTA, Jaqueline de Morais; PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel. O Ensino por meio de Temas-Geradores: A Educação Pensada de Forma Contextualizada, Problematizada e interdisciplinar. Imagens da Educação, v. 3, n. 2, p.37-44, 2013. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/20265. Acesso em: 20 out. 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GADOTTI, Moacir. Um legado de esperança. 2ª. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

GONÇALVES, Ellen Mariel Pires. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): implicações no processo de ensino/aprendizagem. Revista Eventos Pedagógicos, Sinop, v.10, n.1, p.242-254, jan./jul. 2019. Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/view/3498/2465. Acesso em: 17 set. 2019.

OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Reflexões acerca da organização curricular e das práticas pedagógicas na EJA. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602007000100007. Acesso em 10 out. 2019.

PROFESSORA ANGÉLICA. Dados de Pesquisa. [Entrevista cedida a]: Regilaine Oliveira Barbosa. A identidade da educação de jovens e adultos e a importância das abordagens metodológicas no processo educacional, Sinop, UNEMAT, Curso de Pedagogia, mar./abr. 2019.

PROFESSORA IOLANDA. Dados de Pesquisa. [Entrevista cedida a]: Regilaine Oliveira Barbosa. A identidade da educação de jovens e adultos e a importância das abordagens metodológicas no processo educacional, Sinop, UNEMAT, Curso de Pedagogia, mar./abr. 2019.

PROFESSORA MAGNÓLIA. Dados de Pesquisa. [Entrevista cedida a]: Regilaine Oliveira Barbosa. A identidade da educação de jovens e adultos e a importância das abordagens metodológicas no processo educacional, Sinop, UNEMAT, Curso de Pedagogia, mar./abr. 2019.

PROFESSORA VIRGÍNIA. Dados de Pesquisa. [Entrevista cedida a]: Regilaine Oliveira Barbosa. A identidade da educação de jovens e adultos e a importância das abordagens metodológicas no processo educacional, Sinop, UNEMAT, Curso de Pedagogia, mar./abr. 2019.

Downloads

Publicado

19-11-2019

Como Citar

A importância das abordagens metodológicas no processo educacional da Educação de Jovens e Adultos. (2019). Eventos Pedagógicos, 10(2), 871-881. https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10242