Desenvolvimento da escrita nos anos iniciais da alfabetização

Autores

  • Gabriele Chagas Krueger UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10227

Resumo

Este artigo aborda o processo de desenvolvimento da escrita com crianças do primeiro ano do ensino fundamental. Teve como objetivo compreender o processo de aquisição da linguagem escrita e as metodologias usadas pelas professoras em sala de aula durante o processo de alfabetização. Esta pesquisa teve como aporte teórico os estudos de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky. O estudo de caso foi realizado no município de Santa Carmem/Mato Grosso com três professoras alfabetizadoras da Escola Municipal Selvino Damian Preve no ano de 2019. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa. Conclui-se que o material utilizado pelas professoras permite que as crianças desenvolvam com facilidade a escrita ao longo do primeiro ano da alfabetização.

Palavras-chave: alfabetização; linguagem escrita; professoras alfabetizadoras; abordagem qualitativa; Emilia Ferreiro.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gabriele Chagas Krueger, UNEMAT
    Possui ensino-medio-segundo-grau pela EE PROF° EDELI MANTOVANI(2015). Tem experiência na área de Educação. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)

Referências

CORREIA, M. C. B. A observação participante enquanto técnica de investigação. Pensar Enfermagem, Lisboa (Portugal): Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Beja, v. 13, n. 2, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FERREIRO, Emilia. Alfabetização em Processo. São Paulo: Cortez, 1996. 144p.

FERREIRO, Emilia. Com Todas as Letras. São Paulo: Cortez, 1999. 102p v.2.

FERREIRO, Emilia; TEBEROSKI, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.

FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre alfabetização. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

FERREIRO, Emilia. Uma reflexão sobre a língua oral e a língua escrita. São Paulo, 2004.

MOLL, Jaqueline. Alfabetização Possível: reinventando o ensinar e o aprender. 4 ed. Porto Alegre: Mediação, 1996.

PROFESSORA A. Professora A: depoimento. [mar. 2019]. Entrevistadora: Gabriele Chagas Krueger. Sinop: UNEMAT, 2019. 7 f. Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso intitulado: PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA: O PROCESSO DE ENSINO DA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DA ALFABETIZAÇÃO.

PROFESSORA B. Professora B: depoimento. [mar. 2019]. Entrevistadora: Gabriele Chagas Krueger. Sinop: UNEMAT, 2019. 7 f. Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso intitulado: PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA: O PROCESSO DE ENSINO DA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DA ALFABETIZAÇÃO.

PROFESSORA C. Professora C: depoimento. [mar. 2019]. Entrevistadora: Gabriele Chagas Krueger. Sinop: UNEMAT, 2019. 7 f. Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso intitulado: PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA: O PROCESSO DE ENSINO DA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DA ALFABETIZAÇÃO.

SILVA, Jailma Torres da. Processo de Aprendizagem na Aquisição da Leitura e Escrita. Revista Eventos Pedagógicos, Sinop, v. 9, n. 1 (23. ed.), p. 158-171, jan./jul. 2018. Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/index. Acesso em: 15 set. 2019.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2013.

SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.

VYGOTSKY, Lev. A

prendizado e Desenvolvimento: um processo Sócio – Histórico. São Paulo: Scipione, 1997.

Downloads

Publicado

19-11-2019

Como Citar

Desenvolvimento da escrita nos anos iniciais da alfabetização. (2019). Eventos Pedagógicos, 10(2), 806-815. https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10227