O ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10243Resumo
O artigo aborda o processo de ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Teve como objetivo compreender como ocorre o ensino da matemática, refletindo sobre as práticas metodológicas e dificuldades encontradas. O estudo foi realizado por meio de abordagem qualitativa/estudo de caso e questionário para duas professoras, uma do primeiro e uma do quinto ano do ensino fundamental na Escola Municipal de Educação Básica Rodrigo Damasceno no município de Sinop/Mato Grosso no ano de 2019. Fundamentou-se nos estudos do autor Ubiratan D’Ambrosio. Concluiu-se que várias são as dificuldades encontradas, ficando claro a importância de uma metodologia pautada em um planejamento flexível e contextualizado com o cotidiano.
Palavras-chave: ensino fundamental; anos iniciais; matemática; ensino-aprendizagem.
Downloads
Referências
BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Educação Matemática. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2005.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. – Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática da teoria à prática: uma breve Introdução da matemática e sua história. 17. ed. São Paulo: Papirus Editora, 2009.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
MACCARINI, Justina Motter. Fundamentos e Metodologia do Ensino de Matemática. Curitiba: Editora Fael, 2010.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (organizadora). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
NACARATO, Adair Mendes; MENGALI, Brenda Leme da Silva; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. A Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
SILVA, Andréia Viaro Fenner. EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA: a Matemática e as relações pedagógicas na vida dos alunos anos iniciais. Revista Eventos Pedagógicos, Sinop, v. 7, n. 3 (20. ed.), p. 1027-1042, ago./dez. 2016. Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/index Acesso em 17 set. 2019.
SILVA, Mônica Soltau da. Clube de Matemática: jogos educativos. Campinas: Papirus, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.