Ação docente no processo de desenvolvimento da criança na educação infantil

Autores

  • Tainá Cruz do Nascimento UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10231

Resumo

Este artigo aborda a ação docente no processo de desenvolvimento da criança na educação infantil. Teve como objetivo compreender a ação pedagógica do professor na organização das atividades para com as crianças e dos processos que constituem a infância. Essa pesquisa teve como aporte teórico Henri Wallon e Luciana Esmeralda Ostetto. A metodologia foi desenvolvida através da abordagem qualitativa sob a perspectiva de observação participante em uma escola municipal de educação infantil, localizada no município de Sinop/Mato Grosso no ano de 2018. Concluiu-se que a participação docente foi constantemente ativa e afetiva com as crianças dentro do espaço escolar.

Palavras-chave: educação infantil; espaço escolar; criança; Henri Wallon.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALMEIDA, Ana Rita Silva. A emoção na sala de aula. Campinas: Papirus, 1999.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, Marina A. Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LUKDE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A Pesquisa em educação. São Paulo: EPU, 1986.

SINOP. Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer. Escola Municipal de Educação Infantil Jardim das Palmeiras. Projeto Político Pedagógico (PPP). Sinop – MT, 2016.

Downloads

Publicado

19-11-2019

Como Citar

Ação docente no processo de desenvolvimento da criança na educação infantil. (2019). Eventos Pedagógicos, 10(2), 882-888. https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10231