Ação docente no processo de desenvolvimento da criança na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10231Resumo
Este artigo aborda a ação docente no processo de desenvolvimento da criança na educação infantil. Teve como objetivo compreender a ação pedagógica do professor na organização das atividades para com as crianças e dos processos que constituem a infância. Essa pesquisa teve como aporte teórico Henri Wallon e Luciana Esmeralda Ostetto. A metodologia foi desenvolvida através da abordagem qualitativa sob a perspectiva de observação participante em uma escola municipal de educação infantil, localizada no município de Sinop/Mato Grosso no ano de 2018. Concluiu-se que a participação docente foi constantemente ativa e afetiva com as crianças dentro do espaço escolar.
Palavras-chave: educação infantil; espaço escolar; criança; Henri Wallon.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Ana Rita Silva. A emoção na sala de aula. Campinas: Papirus, 1999.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, Marina A. Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LUKDE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A Pesquisa em educação. São Paulo: EPU, 1986.
SINOP. Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer. Escola Municipal de Educação Infantil Jardim das Palmeiras. Projeto Político Pedagógico (PPP). Sinop – MT, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.