Práticas discursivas e concepção/ensino-aprendizagem de língua(s) na contemporaneidade – Uma entrevista com Walkyria Maria Monte Mor

Autores

  • Walkyria Maria Monte Mor Universidade de São Paulo (USP)
  • Alinee Silva Santos Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10209

Downloads

Biografia do Autor

  • Walkyria Maria Monte Mor, Universidade de São Paulo (USP)

    Doutora em Linguagem e Educação pela Universidadede São Paulo (USP) e professora livre-docente na Universidade de São Paulo (USP), especificamente na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, no Departamento de Letras Modernas. É co-coordenadora do Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia (2015-2019) e coordena o projeto USP-UIUC Project on Knowledge, Exchange and Research: Literacies and Languages in Teacher Education.São Paulo, São Paulo, Brasil.

  • Alinee Silva Santos, Universidade Federal de Mato Grosso
    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso

Referências

AJAYI, L. Meaning-making, multimodal representation, and transformative pedagogy: an exploration of meaning construction practices in an ESL High School classroom, Journal of Language, Identity and Education, United Kingdom, n.7, v.3, p 206-229, 2009.

DERRIDA, Jacques. A farmácia de Platão. São Paulo: Editora Iluminuras, 1997.

GEE, James Paul. Literacy and Education. New York and London: Routledge, 2015.

KALANTZIS, M; COPE, B. Literacies. New York, Port Melbourne: Cambridge University Press, 2012.

LANKSHEAR, C. & KNOBEL, M. New Literacies: Changing Knowledge and Classroom Research. Buckingham: Open University Press, 2003.

LUKE, A. Educational Policy, Narrative and Discourse. New York and London: Routledge, 2019.

MONTE MOR, W. Convergência e diversidade no ensino de línguas: expandindo visões sobre a “diferença”. Polifonia, Cuiabá, MT, v. 21, n. 29, p. 234-253, jan-jul., 2014.

MONTE MÓR, W. Letramentos Críticos e Expansão de Perspectivas: Diálogo sobre Práticas. In Jordão, Martinez e Monte Mor (orgs) Letramentos em Prática na Formação Inicial de Professores de Inglês. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018, pp 315-335.

MONTE MÓR, W. Sociedade da Escrita e Sociedade Digital: Línguas e Linguagens em Revisão. In Takaki e Monte Mor (orgs) Construções de Sentido e Letramento Digital Crítico na Área de Línguas/Linguagens. Campinas: Ed. Pontes, 2017, p 267-286.

QUIJANO, A. Colonialidad y Modernidad/Racionalidad in Peru Indigena 13, no. 29. 1992. 11-20.

WALSH, C. Gritos, grietas y siembras de vida: entretejeres de lo pedagógico

y lo decolonial in WALSH, C. (ed.) Pedagogias Decoloniales: prácticas insurgents de resistir, (re)existir y (re)vivir. Tomo II. Quito: Ediciones Abya-Yala. 2017.17-48

Downloads

Publicado

19-11-2019

Como Citar

Monte Mor, W. M. (2019). Práticas discursivas e concepção/ensino-aprendizagem de língua(s) na contemporaneidade – Uma entrevista com Walkyria Maria Monte Mor. Eventos Pedagógicos, 10(2), 1081-1090. https://doi.org/10.30681/reps.v10i2.10209