A universidade e suas interfaces com os diferentes níveis e modalidades de ensino:

contribuições e influências do estado do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v14i1.10501

Palavras-chave:

Estado do Conhecimento, Pós-graduação, Universidade, Pesquisa, Pesquisador

Resumo

A Universidade, sobretudo os Cursos de Pós-graduação stricto sensu, são fundamentais para a promoção da pesquisa e o desenvolvimento da ciência em seus diferentes contextos, assim como os docentes e pesquisadores qualificados são imprescindíveis para a construção e propagação do conhecimento, porquanto essa construção é contínua e profunda. De tal maneira, o presente artigo propõe evidenciar as contribuições da pesquisadora e docente Profa. Dra. Marília Costa Morosini, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, sobretudo no âmbito do Estado do Conhecimento.

Downloads

Biografia do Autor

  • Adelmo Germano Etges, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Mestre em Educação, Doutorando em Educação pelo PPGEdu da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Porto Alegre, RS, Brasil.  

  • Gabriele Castro Cassani, Universidade Católica de Brasilia

    Mestranda em Educação pelo PPGEdu da UCB, Brasília, DF, Brasil.

  • Alexandre Anselmo Guilherme, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS

    Doutor em Educação, Professor Adjunto do PPGEdu da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Porto Alegre, RS, Brasil.  Coordenador do Grupo de Pesquisas em Educação e Violência, GruPEV/CNPq.

Referências

BDTD. Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/. Acesso em: 7 nov. 2022.

CURRÍCULO LATTES. Marilia Costa Morosini. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/861488388418144. Acesso em: 10 nov. 2022.

GOOGLE SCHOLAR . Perfil Marília Morosini. Disponível em: https://scholar.google.com.br/citations?view_op=search_authors&mauthors=marilia+morosini&hl=pt-BR&oi=ao. Acesso em: 10 nov. 2022.

KOHLS, Pricila Santos; MOROSINI, Marília Costa. O revisitar da metodologia do Estado do Conhecimento para alem de uma Revisão Bibliográfica. Revista Panorâmica online, Brasil, v. 33, n. 01, p. 123-145, mai./2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/359769231_O_REVISITAR_DA_METODOLOGIA_DO_ESTADO_DO_CONHECIMENTO_PARA_ALEM_DE_UMA_REVISAO_BIBLIOGRAFICA. Acesso em: 10 out. 2022.

LATIN AMERICA SCIENTIST AND UNIVERSITY EDUCATION RANKINGS. 2022. Disponível em: https://www.adscientificindex.com/?con=Latin+America. Acesso em: 11 nov. 2022.

MOROSINI, Marília Costa. A pós-graduação no Brasil: formação e desafios. Revista Argentina de Educación Superior, n. 1, p. 125-152, 2009.

MOROSINI, Marília; KOHLS-SANTOS, Pricila; BITTENCOURT, Zoraia. Estado do Conhecimento: Teoria e Prática. 1. ed. Curitiba: CRV, 2021. p. 11-171.

Downloads

Publicado

30-05-2023

Como Citar

Etges, A. G., Cassani, G. C., & Guilherme, A. A. (2023). A universidade e suas interfaces com os diferentes níveis e modalidades de ensino:: contribuições e influências do estado do conhecimento. Eventos Pedagógicos, 14(1), 26-38. https://doi.org/10.30681/reps.v14i1.10501