Docência e pesquisa em tessitura:
uma inspiração em Marília Morosini
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v14i1.10768Palavras-chave:
Formação docente, Profissionalidade, Experiência, Tessitura, Contextos emergentesResumo
O presente artigo objetiva apresentar um recorte de memórias sobre contribuições ao meu percurso formativo para a docência, mobilizadas pela Profa. Dra. Marília Morosini, estimada homenageada neste dossiê, notável pesquisadora, orientadora da minha trajetória acadêmica em nível de Doutorado e Estágio Pós-Doutoral junto à Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Revisitar esse percurso faz evocar a qualidade acadêmica experimentada e, sobretudo, o de vir docente que reverbera a profissionalidade, a atitude ética e comprometida que a referida professora transborda e transcende, à medida inspira novas coreografias para formação docente, em tessitura, através do olhar para os contextos emergentes.
Downloads
Referências
ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barretto; SOUZA, Eliseu Clementino de. (Orgs.) Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.
ALVES, Rubem. A Escola da Ponte (1). In: ALVES, Rubem. A Escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir. 5. ed. Campinas: Papirus, 2003. p. 39-44.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno (CNE/CP). Parecer n° 2.167. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, p. 142, 20 dez. 2019.
BRASIL. Parecer CNE/CP nº 14/2020. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Ministério da Educação, 2020.
CONTRERAS, José. Autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.
ENGERS, Maria Emília Amaral (Org.) Paradigmas e metodologia de pesquisa em educação: notas para reflexão. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1994.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 20. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1994.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire. São Paulo: Paz e Terra, 1996
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1998.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.
LARROSA, Jorge. Algunas notas sobre la experiência y sus linguages. In: BARBOSA, Raquel Lazzari Leite. (org.) Trajetórias e perspectivas da formação de educadores. São Paulo. Editora UNESP, 2004.
LARROSA, Jorge. Esperando não se sabe o quê: sobre o oficio de professor. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.
LEITE, Carlinda. Entre velhos desafios e novos compromissos, que currículo para a formação de professores?. In: SILVA, Aida e al. (Orgs). Novas subjetividades, currículo, docência e questões pedagógicas na perspectiva da inclusão social. Recife: Edições Bagaço, 2006. pp. 277-298.
MATURANA, Humbeto R. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
MATURANA, Humbeto R. Ontologia da realidade. Belo Horizonte: UFMG, 1997.
MELLO, Thiago de. Faz escuro, mas eu canto. Digital. São Paulo: Global Editora, 2017.
MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pesnamento. 26ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2021.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2001.
MORIN, Edgar. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2003.
MOROSINI, Marília Costa. A prática pedagógica universitária: memórias, saberes e reconfigurações no cotidiano. In: MELLO, Elena Maria Billig et al. (Org.) Pedagogia Universitária: campo de conhecimento em construção. Cruz Alta: Unicruz, 2005.
MOROSINI, Marília Costa (Org.). Guia para a internacionalização universitária. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2019.
NÓVOA, Antonio. Vidas de professores. 2. ed. Portugal: Porto Editora, 2000.
NÓVOA, Antonio. Dize-me como ensinas, dir-te-ei quem és e vice versa. In: FAZENDA, Ivani (org.) A pesquisa em educação e a transformação do conhecimento. 2 ed. Campinas: Autores Associados, 1998.
ONU. Agenda 2030. Disponível em: http://www.agenda2030.com.br/. Acesso em: 31 out. 2022.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
UNESCO. Educação para a cidadania global: preparando alunos para os desafios do século XXI. Brasília: UNESCO, 2015.
UNESCO. Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação. Brasília: UNESCO, 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.