MULHERES QUE NÃO AGRADAM
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.11983Palavras-chave:
Mulheres, Estudo, Trabalho, Patriarcado, Pandemia da Covid-19Resumo
Este artigo aborda o cotidiano das mulheres acadêmicas do curso de pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) no contexto da pandemia da covid-19: trabalho e estudo e suas dificuldades. A pesquisa está embasada teoricamente na conceitualização de violência simbólica, de Pierre Bourdieu, e de sobrecarga da mulher na sociedade patriarcal, de Bell Hooks. Na metodologia utilizamos abordagem qualitativa definindo como campo de pesquisa a UNEMAT, campus de Sinop, com 13 acadêmicas, a pesquisa foi realizada no ano de 2021, os resultados da pesquisa mostram grandes dificuldades em equilibrar os efeitos da pandemia na vida das acadêmicas.
Downloads
Referências
BEAUVOIR, S. O segundo sexo: fatos e mitos. (Tradução Sérgio Milliet) São Paulo: Difusão Europeia do Livro,1970.
BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: DIFEL, 1989.
CRAVO, Aléssia Costa De Araújo. Brincadeiras infantis e construção das identidades de gênero. Salvador-Bahia: p. 121, 2006.
HOOKS, Bell. O feminismo é para todo mundo: Políticas arrebatadoras. Ed: Rosa dos tempos, 15. ed, p. 175, Rio de Janeiro, 2018.
MOREIRA, Josilene Aires, MATTOS, Giorgia de Oliveira e REIS, Luana Silva, Um Panorama da Presença Feminina na Ciência da Computação. 18° REDOR, p. 3542, Recife-PE, 2014.
PEREIRA, Ana Cristina Furtado; FAVARO, Neide de Almeida Lança Galvão. História da mulher no ensino superior e suas condições atuais de acesso e permanência. p. 5542, Paranavaí: UFPR, 2017.
PROCURADORIA ESPECIAL DA MULHER, Mais mulheres na política, p. 76, Brasília: Senado Federal, 2021.
ROCHA, Bruna Beatriz Da, QUINTÃO, Gustavo Ferreira. A educação em tempos de pandemia: transformações no ensino devido ao novo coronavírus. CIET, EnPED. p. 10, 2020.
SCHIEBINGER, Londa. O feminismo mudou a ciência? São Paulo: EDUSC, 2001
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Eventos Pedagógicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.