MULHERES QUE NÃO AGRADAM

Autores

  • Bruna Ribeiro Navarro Zanato Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.11983

Palavras-chave:

Mulheres, Estudo, Trabalho, Patriarcado, Pandemia da Covid-19

Resumo

Este artigo aborda o cotidiano das mulheres acadêmicas do curso de pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) no contexto da pandemia da covid-19: trabalho e estudo e suas dificuldades. A pesquisa está embasada teoricamente na conceitualização de violência simbólica, de Pierre Bourdieu, e de sobrecarga da mulher na sociedade patriarcal, de Bell Hooks. Na metodologia utilizamos abordagem qualitativa definindo como campo de pesquisa a UNEMAT, campus de Sinop, com 13 acadêmicas, a pesquisa foi realizada no ano de 2021, os resultados da pesquisa mostram grandes dificuldades em equilibrar os efeitos da pandemia na vida das acadêmicas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BEAUVOIR, S. O segundo sexo: fatos e mitos. (Tradução Sérgio Milliet) São Paulo: Difusão Europeia do Livro,1970.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: DIFEL, 1989.

CRAVO, Aléssia Costa De Araújo. Brincadeiras infantis e construção das identidades de gênero. Salvador-Bahia: p. 121, 2006.

HOOKS, Bell. O feminismo é para todo mundo: Políticas arrebatadoras. Ed: Rosa dos tempos, 15. ed, p. 175, Rio de Janeiro, 2018.

MOREIRA, Josilene Aires, MATTOS, Giorgia de Oliveira e REIS, Luana Silva, Um Panorama da Presença Feminina na Ciência da Computação. 18° REDOR, p. 3542, Recife-PE, 2014.

PEREIRA, Ana Cristina Furtado; FAVARO, Neide de Almeida Lança Galvão. História da mulher no ensino superior e suas condições atuais de acesso e permanência. p. 5542, Paranavaí: UFPR, 2017.

PROCURADORIA ESPECIAL DA MULHER, Mais mulheres na política, p. 76, Brasília: Senado Federal, 2021.

ROCHA, Bruna Beatriz Da, QUINTÃO, Gustavo Ferreira. A educação em tempos de pandemia: transformações no ensino devido ao novo coronavírus. CIET, EnPED. p. 10, 2020.

SCHIEBINGER, Londa. O feminismo mudou a ciência? São Paulo: EDUSC, 2001

Downloads

Publicado

23-12-2024

Como Citar

Zanato, B. R. N. (2024). MULHERES QUE NÃO AGRADAM. Eventos Pedagógicos, 15(3), 1002-1010. https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.11983