FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAÇÃO ANTIRRACISTA

uma experiência transregional

Autores

  • Aline de Oliveira Silva Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Luciene Reis Silva Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12096

Palavras-chave:

Formação docente, Criança negra, Questões raciais

Resumo

Neste artigo, tratamos sobre a formação docente e a prática pedagógica relacionadas à questão racial. O referencial teórico foi pautado na historicidade da educação brasileira, com foco no acesso de crianças e adolescentes negros/as a uma educação antirracista. Evidenciamos as disparidades existentes no contexto da Educação Infantil e do Ensino Fundamental II, em regiões distintas. Como técnica de pesquisa, utilizamos entrevista e observação, com uma abordagem qualitativa. O objetivo é repensar as práticas racistas escolares que se apresentam no cotidiano escolar. O artigo em destaque traz reflexões teóricas e subjetivas advindas de pesquisas iniciais e vivências transregionais entre o Norte e o Sudeste.

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Biografia do Autor

  • Aline de Oliveira Silva, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

    Mestranda em educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Licenciada em história. Especialista em história e cultura afro-brasileira e em Dilemas do tempo presente do programa de pós graduação em sociologia. 

  • Luciene Reis Silva, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

    Mestra e doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Linha de Pesquisa - Educação, Cultura e subjetividade. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

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Publicado

31-07-2024

Como Citar

Silva, A. de O., & Silva, L. R. (2024). FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAÇÃO ANTIRRACISTA: uma experiência transregional. Eventos Pedagógicos, 15(2), 629-650. https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12096