DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA INTEGRAÇÃO CURRICULAR DA LEI 10.639/2003

uma análise do curso de Pedagogia diurno da Universidade Federal de Pelotas

Autores

  • Tainá Melo Silveira Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12097

Palavras-chave:

Lei 10.639/2003, Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana, Currículo, Pedagogia

Resumo

Este artigo analisa a implementação da Lei 10.639/2003 no curso diurno de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas, focando na inserção do ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Utiliza-se uma abordagem qualitativa para examinar o Projeto Político Pedagógico do curso, identificando como as diretrizes da lei são integradas ao currículo. Os resultados mostram uma integração variável, avaliando a congruência entre os objetivos educacionais e os recursos disponíveis, com a presença de lacunas na disponibilidade de recursos bibliográficos específicos. Conclui-se pela necessidade de um alinhamento mais efetivo entre os objetivos educacionais e a literatura mobilizada.

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Biografia do Autor

  • Tainá Melo Silveira, Universidade Federal de Pelotas

    Mestre em Educação pela Universidade de Pelotas (UFPel, 2020), Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE/UFPel), integrante do Grupo de estudos sobre Docência e Educação Básica (GEDEB/UFPel). Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Referências

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Publicado

31-07-2024

Como Citar

Melo Silveira, T. (2024). DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA INTEGRAÇÃO CURRICULAR DA LEI 10.639/2003: uma análise do curso de Pedagogia diurno da Universidade Federal de Pelotas. Eventos Pedagógicos, 15(2), 775-790. https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12097