POLÍTICA AFIRMATIVA DE RESERVA DE VAGAS NA PÓS-GRADUAÇÃO
pessoas com deficiência em destaque
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12803Palavras-chave:
Educação, Ações afirmativas, Cotas, AcessoResumo
Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir a instituição da política afirmativa de reserva de vagas para pessoas com deficiência no programa de pós-graduação de uma universidade pública federal de Mato Grosso do Sul, entre o período de 2019 a 2024, analisando as modalidades adotadas e os seus principais aspectos procedimentais. Após a busca e análise de resoluções, documentos normativos e editais de processos seletivos para o ingresso de estudantes com deficiência nos cursos de mestrado e doutorado, o presente estudo desvela que as políticas de ações afirmativas para a pós-graduação ganham expressividade a partir da publicação da Portaria MEC nº 13/2016, entretanto, ainda não é possível identificar e mapear como as reservas de vagas estão sendo preenchidas, expressando as carências de normatização e sistematização institucional.
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Referências
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