O TRABALHO DOCENTE E A SAÚDE MENTAL DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Juliana Cavalcante Trevisan Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13178

Palavras-chave:

Saúde Mental, Trabalho Docente, Educação

Resumo

Este estudo investigou a relação entre o trabalho docente e a saúde mental dos professores do ensino fundamental e tem como objetivo analisar a situação da saúde mental e emocional dos professores da rede pública de educação básica de Sinop. As principais contribuições teóricas são de Wanderley Codo e a Organização Mundial da Saúde. Realizou-se um estudo de caso com abordagem qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas com cinco docentes da rede municipal de Sinop, realizadas no primeiro semestre de 2024. A crescente carga sobre a saúde mental dos professores dos anos iniciais exige medidas urgentes para garantir o bem-estar desses profissionais e a qualidade do ensino.

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Biografia do Autor

  • Juliana Cavalcante Trevisan, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

    Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso – Câmpus Universitário de Sinop, Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN), semestre 2024/2. Sinop, Mato Grosso, Brasil.

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Publicado

23-12-2024

Como Citar

Trevisan, J. C. (2024). O TRABALHO DOCENTE E A SAÚDE MENTAL DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL. Eventos Pedagógicos, 15(3), 1088-1097. https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13178