DESEMPENHO EM HABILIDADES MATEMÁTICAS DE UMA TURMA DO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UM CONTEXTO PÓS-PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v16i3.14016

Palavras-chave:

Diagnósticos, Dificuldades, Aprendizagens, Habilidades Matemáticas

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar o desempenho em matemática de uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental, no retorno às aulas pós-pandemia. Analisamos três testes diagnósticos, durante os dois primeiros bimestres de 2022, com questões elaboradas segundo as habilidades matemáticas desejáveis para início do ano letivo. Notou-se prevalência de dificuldades nas unidades temáticas números, geometria e grandezas e medidas. Evidenciou-se a dificuldade na compreensão das questões, levando-os a erros. Os resultados subsidiaram práticas a serem propostas no decorrer do ano letivo, como ponto de partida para o planejamento das atividades, a fim de amenizar as dificuldades apontadas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Deymissa Sousa de Melo, Universidade Federal do Pará (UFPA)

    Mestre em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA,2025). Professor da Educação Básica no município de Parauapebas –PA, integrante do Grupo de Pesquisa em Educação (GEPEIMAZ) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). 

  • Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, Universidade Federal do Pará (UFPA)

    Doutora (2013) e mestre (2004) em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É professora do ensino superior, associado II do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI). 

  • Emilia Pimenta Oliveira, Universidade Federal do Pará (UFPA)

    Doutora em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas pela Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001). Atuou como professora e pesquisadora nos cursos de Letras (UFRR/UFPA), Pedagogia, Licenciatura Integrada em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). 

Referências

BORGES, Tereza Maria Machado. Alfabetização matemática: do diagnóstico à intervenção. Uberaba-MG, Ed. Vitória Ltda. 2009

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CURY, Helena Noronha. Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas dos alunos. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

FERNANDES. Domingos. Avaliação das aprendizagens: uma agenda, muitos desafios. Texto e qualidade, 2004. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/5509. Acesso em 17 de mar. 2023.

KAMII, Constance. A criança e o número: implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação a escolares de 4 a 6 anos. 12ª Ed. Campinas: Papirus, 1990.

LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: O real, o possível e o necessário. Porto Alegre, Artmed, 2002.

MORETTI, Vanessa Dias; SOUZA, Maria Marques de Neuza. Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental Princípios e práticas pedagógicas. Biblioteca Básica de Alfabetização e Letramento. Editora Cortez. 2015.

PNA. Política Nacional de Alfabetização. Página Editoria - Tempo de aprender. Brasília, 2020. Disponível em: http://alfabetizacao.mec.gov.br/tempo-de-aprender . Acesso em 6 de out. 2023.

PONTE, João Pedro da; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações Matemática na Sala de Aula. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001.

ZABALA, Antoni. A prática Educativa: Como Ensinar. Porto Alegre: Penso, 2014.

Downloads

Publicado

30-01-2026

Como Citar

MELO, Deymissa Sousa de; MANFREDO, Elizabeth Cardoso Gerhardt; OLIVEIRA, Emilia Pimenta. DESEMPENHO EM HABILIDADES MATEMÁTICAS DE UMA TURMA DO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UM CONTEXTO PÓS-PANDEMIA. Eventos Pedagógicos, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 1461–1475, 2026. DOI: 10.30681/reps.v16i3.14016. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/14016. Acesso em: 5 fev. 2026.