Relatos de prática pedagógica na educação infantil durante estagio de regência
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9043Resumo
O presente trabalho relata experiências que tivemos durante o estágio de regência que fizemos no período matutino na Instituição de Educação infantil C.E.M.I Tarsila do Amaral localizada no Município de Sinop MT. A instituição atende crianças de 4 a 6 anos nos períodos da 7:h às 11:h das 13:às 17:h às durante nosso trabalho de regência colocamos em prática as atividades que planejamos para trabalhar com crianças dessa faixa etária de idade, seguindo análise de comparação de algumas autoras como Carmem Graidy, Kisshimoto, Maria Carmem Silveira Barbosa, João Batista Freire, Euclides Redin, Rossetti-Ferreira entre outros autores que falam sobre a educação infantil. Durante as 60 horas de estágio procuramos desenvolver atividades que trabalhasse o corpo inteiro da criança. Também foram observados os espaços dentro e fora de sala de aula, a rotina das crianças, como as mesmas iriam reagir aos movimentos propostos durante as atividades que propiciamos as mesmas, a estrutura física da instituição. Posteriormente, foi relatado a meta de trabalho da educação da instituição e seus objetivos específicos, sendo escrito no trabalho o Projeto Político Pedagógico da instituição, bem como valorizar a relação adulta-criança, criança-criança, desenvolver o pensamento lógico, possibilitar as diferentes formas de linguagem e construir um processo de leitura e escrita, entrosamento entre a família e a escola e proporcionar princípios éticos da autonomia da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum.
Palavras-chave:
educação; educação infantil; crianças de 4 a 5 anos de idade; rotina; construtivismo.Downloads
Referências
BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Por amor e por força: rotinas na educação infantil. Porto Alegre: ARTMED, 2006.
BARBOSA, Maria Carmem Silveira. Projetos Pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: ArtMed, 2008.
HOFFMANN, Jussara; SILVA, Maria Beatriz G. da. Ação educativa na creche. Porto Alegre: MEDIAÇÃO, 1995.
CRAIDY, Carmem Maria; O educador de todos os dias. Convivendo com crianças de 0 a 6 anos Porto Alegre: MEDIAÇÃO, 1999.
FREIRE, João Batista. Educação de Corpo inteiro: teoria e pratica da educação física; São Paulo: Scipione, 1997.
Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil 2009.
FERREIRA, Maria Clotilde Rossetti (org.). Os fazeres na Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 2005.
REDIN, Euclides. O espaço e o tempo da criança: se der tempo a gente brinca. Porto Alegre. Mediação, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.