Língua portuguesa e literatura: relatório de experiência de estágio supervisionado na Escola Estadual Nilza de Oliveira Pipino

Autores

  • Fernando Hélio Tavares de Barros Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9078

Resumo

Este artigo é a síntese do relatório de Estágio de Observação Supervisionado em Língua Portuguesa e Literatura realizador no segundo semestre de 2010 no 6ª semestre do Curso de Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop – Mato Grosso. A vivência com alunos do Ensino Fundamental possibilitou tecer considerações acerca da prática docente em Língua na realidade da escola pública, permitindo assim apresentar algumas conclusões críticas acerca do papel do livro didático e a não utilização do texto literário como combate ao dogmatismo e alienação sócio-humana.

Palavras-chave: estágio supervisionado; língua portuguesa; literatura.

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Biografia do Autor

  • Fernando Hélio Tavares de Barros, Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop
    Granduando em Licenciatura em Letras Português - Inglês e respectivas Literaturas da Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus Sinop; Técnico em Secretariado pela Escola Técnica Estadual de Sinop - MT; membro do Grupo de Estudo em Análise do Discurso, ambos coordenado pela Profª Dra. Tânia Pitombo de Oliveira; e atua na área de Ensino de  Língua Francesa e Língua Italiana com afinidade nos seguintes temas: Geolinguística, Dialetologia, Lingua e Cultura francofona e Lingua e Civilização Franco-canadense, Identidade Norte Mato-grossense, Migração Sulista para Norte do Mato Grosso, Línguas Minoritárias, Lingua Talian, Língua Riograndenser Hunsrückish

Referências

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Publicado

12-12-2011

Edição

Seção

Seção Livre

Como Citar

Língua portuguesa e literatura: relatório de experiência de estágio supervisionado na Escola Estadual Nilza de Oliveira Pipino. (2011). Eventos Pedagógicos, 2(2), 323–335. https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9078