Língua portuguesa e literatura: relatório de experiência de estágio supervisionado na Escola Estadual Nilza de Oliveira Pipino
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9078Resumo
Este artigo é a síntese do relatório de Estágio de Observação Supervisionado em Língua Portuguesa e Literatura realizador no segundo semestre de 2010 no 6ª semestre do Curso de Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop – Mato Grosso. A vivência com alunos do Ensino Fundamental possibilitou tecer considerações acerca da prática docente em Língua na realidade da escola pública, permitindo assim apresentar algumas conclusões críticas acerca do papel do livro didático e a não utilização do texto literário como combate ao dogmatismo e alienação sócio-humana.
Palavras-chave: estágio supervisionado; língua portuguesa; literatura.
Downloads
Referências
CHARLOT, Bernard. Formação de professores: a pesquisa e a política educacional. In: CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. 6. ed. São Paulo: Ática, 1995
ERARDI, Luiz F. Santos. Raízes da História de Sinop. Sinop: Grafitec, 2007.
GARRIDO, Selma. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
KENSKI, Vani Moreira. A vivência escolar dos estagiários e a prática de pesquisa em estágios supervisionados. In: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. A prática de ensino e o estágio supervisionado. Campinas: Papirus, 1991.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.