O espaço da praça Dorival Caymmi: uma investigação propositiva no Bairro de Itapuã

Autores

  • Debora Matos Maia
  • Mônica Lemos Bitencourt

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v2i3.9081

Resumo

Este artigo é resultante das investigações no bairro de Itapuã, localizado na cidade de Salvador, no Estado da Bahia – no Brasil, que vêm sendo desenvolvidas como parte das pesquisas de mestrado e doutorado desde o ano de 2009 de ambas as pesquisadoras. Pretende-se estudar o que vem acontecendo com a praça na modernidade, como também levantar algumas proposições de ressignificação do espaço desta para uso da comunidade enquanto espaço educativo; de lazer e cultura e ainda gerador de riquezas. Metodologicamente, foi utilizado o levantamento documental e a observação participante com base nas pesquisas etnográficas de mestrado e doutorado. A relevância do tema baseia-se na inovação de evidenciar a educação como parte integrante do contexto da cidade, bem como atrelá-la a aspectos geográficos, culturais e históricos que são ressaltados no âmbito do espaço público – Praça Dorival Caymmi, sem a pretensão de esgotar as abordagens possíveis sobre o local. A intenção foi também alertar outros lugares da necessidade de cuidar, propor e discutir questões espaciais em função dos processos educativos que se fazem presente em espaços como a praça.

Palavras-chave: cidade; espaço; educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARROS, José Márcio. A Diversidade Cultural, O Identitário, O Popular e O Tradicional. In.______. Catálogo Culturas Populares e Identitárias da Bahia. 2010.

______. Ver e Ouvir a Cidade. V ENECULT. Disponível em: <http://www.cult.ufba.br/enecult2009/19558-4.pdf> Acesso em: 29 mar. 2011.

BAUMAN, Zigmunt. Globalização: As Conseqüências Humanas. Tradução: Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

CABEZUDO, Alicia. Cidade Educadora: uma proposta para os governos locais. In GADOTTI, Moacir; PADILHA, Paulo Roberto; CABEZUDO, Alicía. (Orgs). Cidade Educadora: Princípios e experiências. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire: Buenos Aires: Ciudades Educadoras America Latina, 2004.

CALDEIRA, Marques Junia. A gênese das praças. Jornal da Unicamp. Universidade Estadual de Campinas, SP, p.11, 02 dez. 2007.

GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.14, n.50, p. 27-38, jan./mar. 2006.

SANTOS, Milton. Por uma outra Globalização: do pensamento único à consciência universal. 18. ed. Rio de Janeiro: Record, 2009.

Downloads

Publicado

14-12-2011

Como Citar

Maia, D. M., & Bitencourt, M. L. (2011). O espaço da praça Dorival Caymmi: uma investigação propositiva no Bairro de Itapuã. Eventos Pedagógicos, 2(3), 41–49. https://doi.org/10.30681/reps.v2i3.9081