Musicalização no contexto da educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9103Resumo
Neste artigo apresentamos os resultados do estudo sobre como a música é inserida nas práticas cotidianas das crianças no contexto infantil e qual a finalidade. A pesquisa foi realizada em uma creche municipal localizada no município de Sinop com crianças de 3 e 4 anos, do maternal III. Procuramos evidenciar se há propostas e incentivo para se trabalhar a musicalização nas escolas, observar se e como ela influencia na aprendizagem das crianças e se as atividades que envolvem a musicalização promovem a interação e socialização das crianças. A metodologia utilizada foi o estudo de caso em uma abordagem qualitativa. O diálogo teórico foi realizado com diversos autores dentre eles: Teca Alencar de Brito, Caroline Cao Ponso, Leda de Albuquerque Maffioletti, Alicia Maria Almeida Loureiro e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Verificamos com base nos dados coletados que a musicalização acontece na educação infantil em alguns momentos, mas que os educadores não se sentem preparados para trabalhar esta modalidade, pois, não receberam formação para a mesma. Apesar de realizar as atividades e muitas destas estarem incluindo em seus planejamentos as professoras mostraram receio e despreparo para a utilização das atividades musicalizadas. A musicalização deve existir em todos os períodos da educação, respeitando todo processo de desenvolvimento e não somente na educação infantil.
Palavras-chave: musicalização; educação infantil; desenvolvimento.
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Referências
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