Musicalização no contexto da educação infantil

Autores

  • Mariane Assmann Universidade Esatadual do Mato Grosso
  • Leandra Ines Seganfredo Santos

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9103

Resumo

Neste artigo apresentamos os resultados do estudo sobre  como a música é inserida nas práticas cotidianas das crianças no contexto infantil e qual a finalidade. A pesquisa foi realizada em uma creche municipal localizada no município de Sinop com crianças de 3 e 4 anos, do maternal III. Procuramos evidenciar se há propostas e incentivo para se trabalhar a musicalização nas escolas, observar se e como ela influencia na aprendizagem das crianças e se as atividades que envolvem a musicalização promovem a interação e socialização das crianças. A metodologia utilizada foi o estudo de caso em uma abordagem qualitativa. O diálogo teórico foi realizado com diversos autores dentre eles: Teca Alencar de Brito, Caroline Cao Ponso, Leda de Albuquerque Maffioletti, Alicia Maria Almeida Loureiro e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Verificamos com base nos dados coletados que a musicalização acontece na educação infantil em alguns momentos, mas que os educadores não se sentem preparados para trabalhar esta modalidade, pois, não receberam formação para a mesma. Apesar de realizar as atividades e muitas destas estarem incluindo em seus planejamentos as professoras mostraram receio e despreparo para a utilização das atividades musicalizadas. A musicalização deve existir em todos os períodos da educação, respeitando todo processo de desenvolvimento e não somente na educação infantil.

Palavras-chave: musicalização; educação infantil; desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. v 3. Conhecimento de Mundo. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRITO, Teca Alencar de. Música na educação infantil. São Paulo: Peirópolis, 2003.

DEYRIES, Bernard; LEMERY, Denys; SADLER Michael. História da música em quadrinhos. Tradução de Luiz Lorenzo Rivera. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

LOUREIRO, Alicia Maria Almeida. O ensino de música na escola fundamental. Campinas: Papirus, 2003.

LUDKE, Menga; ANDRÉ A.D. E, Marli. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MAFFIOLETTI, Leda de Albuquerque. Práticas Musicais na Escola Infantil. In.: CRAIDY, Carmem; KAERCHER, Gládis (Org.). Educação Infantil: Pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001.

PONSO, Caroline Cao. Música em diálogo: ações interdisciplinares na educação infantil. Porto Alegre: Sulina, 2008.

PORCHER, Louis (Org). Educação artística: luxo ou necessidade? Tradução: Yan Michalski. São Paulo: Summus, 1982.

Downloads

Publicado

12-12-2011

Como Citar

Assmann, M., & Santos, L. I. S. (2011). Musicalização no contexto da educação infantil. Eventos Pedagógicos, 2(2), 142–151. https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9103

Edição

Seção

Seção Artigos