Literatura: o que os estudantes do ensino fundamental lêem

Autores

  • Marivete Rodrigues da Cruz Bohnen
  • Lenita Maria Korbes

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9112

Resumo

Este artigo resulta da investigação de uma pesquisa de conclusão de Curso de Pedagogia cujo objetivo foi esclarecer a importância da leitura na escola, como os estudantes escolhem seus livros para a prática da mesma, e a importância da literatura infantil na educação. A pesquisa foi desenvolvida em três instituições que oferecem a prática da leitura, com estudantes entre 7 a 10 anos de idade, com professores e bibliotecários. A abordagem foi qualitativa do tipo estudo de caso e os autores que mais me apoiei para desenvolvê-la foram: Maria Antonieta Antunes Cunha, Regina Zilberman, Paulo Freire e Carlos Rodrigues Brandão.

Palavras-chave: educação; literatura infantil; leitura na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da Prática Escolar. 11. ed. Campinas, SP: Papirus, 1995.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2006.

CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Como Ensinar Literatura Infantil. 3. ed. São Paulo: Ed. Discubra, 1974.

CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura Infantil Teoria e Prática. 18. ed. São Paulo: Editora Ática, 2006.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 27. ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (coleção Leitura).

ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 11. ed. ver. e ampl. São Paulo: Global, 2003.

Downloads

Publicado

12-12-2011

Como Citar

Bohnen, M. R. da C., & Korbes, L. M. (2011). Literatura: o que os estudantes do ensino fundamental lêem. Eventos Pedagógicos, 2(2), 152–160. https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9112

Edição

Seção

Seção Artigos