Resolução de problemas e comunicação matemática: as concepções de professores de matemática do 6º ao 9º ano, de uma Escola Pública do interior da Bahia

Autores

  • Jadiane Novais Alves Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Jorge Costa do Nascimento Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9215

Resumo

Na presente pesquisa, analisou-se quais as concepções de professores de matemática sobre Resolução de Problemas e Comunicação Matemática. Tomamos como objetivos verificar como os professores permitem o desenvolvimento das várias linguagens de comunicação nas aulas de matemática, e, identificar se o professor utiliza a metodologia de Resolução de Problema e como a faz. Esta desenvolveu-se em uma Escola Pública do interior da Bahia e a fundamentamos teoricamente em George Polya, Kátia Stocco Smole, Maria Ignez Diniz, entre outros. Metodologicamente optou-se pelo estudo de caso como método de investigação, para sujeitos da pesquisa três professores de Matemática que lecionam do sexto ao nono ano do ensino regular, da escola. O questionário foi o instrumento utilizado para coleta dos dados. Constatou-se que os professores preocupam-se com o ensino de Matemática, mas não utilizam a Resolução de Problemas na construção de conhecimentos e a comunicação matemática tem ênfase na oralidade.

Palavras-chave: matemática; educação matemática; metodologia de ensino; resolução de problemas; comunicação matemática.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jorge Costa do Nascimento, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

    Departamento de Química e Exatas

    Área de Matemática

Referências

BLOCK; DÁVILA, J. A Didática e a Matemática. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.

CÂNDIDO, P. T. Comunicação em Matemática. In: SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. (org.) Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. 1. ed. reimp. São Paulo: Artmed, 2006. p. 15-28.

CARVALHO, A. M. P.; GIL PEREZ, D. Formação de Professores de Ciências. São Paulo: Cortez, 1993.

CAVALCANTI, C. T. Diferentes formas de resolver problemas. In: SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. (Org.) Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. 1. ed. reimp. São Paulo: Artmed, 2006. p. 121-149.

DANTE, L. R. Didática da resolução de problema de matemática. São Paulo: Ática, 2002.

______. Matemática: contexto e aplicações. v. 1. São Paulo: Ática, 1999.

DINIZ, M. I. Resolução de Problemas e Comunicação. In: SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. (Org.) Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. 1. ed. reimp. São Paulo: Artmed, 2006. p. 87-97.

MORIN, E. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 5. ed. Rio de Janeiro: Editora Bertrand, 2002.

ONUCHIC, L. R. Ensino aprendizagem de matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa em Educação Matemática. São Paulo: Editora UNESP,1999. p.199-220.

PAPERT, S. Change and resistance to change in education: Taking a deeper look at why school hasn’t changed. In: A. Carvalho D. et al. Novo Conhecimento, Nova Aprendizagem. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.

POLYA, G. A Arte de Resolver Problemas. Trad. Heitor Lisboa de Araújo. Rio de Janeiro: Interciência, 1978.

PROFESSOR 1. Professor 1: questionário. [out.. 2007]. Aplicado por: Jadiane Novais Alves. Jequié, BA, 2007. [2 laudas] Questionário concedido para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC sobre Resolução de Problemas e comunicação matemática).

PROFESSOR 2. Professor 2: questionário. [nov. 2007]. Aplicado por: Jadiane Novais Alves. Jequié, BA, 2007. [2 laudas] Questionário concedido para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC sobre Resolução de Problemas e comunicação matemática).

PROFESSOR 3. Professor 3: questionário. [dez. 2007]. Aplicado por: Jadiane Novais Alves. Jequié, BA, 2007. [2 laudas] Questionário concedido para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC sobre Resolução de Problemas e comunicação matemática).

SOARES, M. T. C. Metodologia da resolução de problemas. Tese de Mestrado. UFPR, 2001. Disponível em: <http://www.anped.org.br/ reunioes/24/T1910748890963.doc.>. Acesso em: 02 jan. 2008.

POZO, J. I. A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artmed, 1998.

SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. (Org.) Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. São Paulo: Artmed, 2006.

Downloads

Publicado

07-12-2012

Como Citar

Resolução de problemas e comunicação matemática: as concepções de professores de matemática do 6º ao 9º ano, de uma Escola Pública do interior da Bahia. (2012). Eventos Pedagógicos, 3(3), 352-362. https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9215