O papel das mulheres na sociedade: diferentes formas de submissão

Autores

  • Cleiciane Back
  • Joelma Vieira Barbosa
  • Luana Kátia Herber Quevedo
  • Ivone Jesus Alexandre

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9225

Resumo

Este artigo discute o papel das mulheres na sociedade. Tem como objetivo mostrar as mudanças no papel da mulher na sociedade ao longo do tempo. Atualmente as mulheres estão ocupando espaço em todos os setores da sociedade, mas há muito a conquistar. Os autores que subsidiam o trabalho são Maria de Fátima Silva Porto, Nísia Floresta Brasileira Augusta, Alain Touraine e Susan K. Besse, mostrando-nos a trajetória histórica das mulheres, movimentos de luta e conquistas. Acreditamos que as mulheres hoje em dia ainda são dominadas porque se sentem como se estivessem aquém do que a sociedade espera sobre elas, buscando atender às expectativas dos outros e não do que espera de si mesma. Com essa discussão esperamos que as mulheres comecem a rever seu papel dentro da sociedade.

Palavras-chave: mulheres; cultura; sociedade; dominante; dominado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cleiciane Back

    Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Graduanda em Direito pela FASIPE. Especialista em Psicopedagogia pela FASIPE. Pós-graduanda no Curso de Especialização Docência no Ensino Superior pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

  • Joelma Vieira Barbosa
    Graduada em Ciências Biológicas pela Unemat.Em andamento o curso de Pós-graduação em Docência no Ensino Superior oferecido pela mesma Instituição.
  • Luana Kátia Herber Quevedo

    Graduada em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Pós-graduanda no Curso de Especialização Docência no Ensino Superior pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

  • Ivone Jesus Alexandre

    Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT/Sinop). Pós-graduada em Educação a Distancia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/Cuiabá). Mestrado em Educação pela UFMT/Cuiabá. Professora Assistente na UNEMAT/Juara e atua na área de Metodologia de Ensino.

Referências

AUGUSTA, Nísia Floresta Brasileira. Direitos das mulheres e injustiça dos homens. 4.ed. São Paulo: Cortez, 1989.

BESSE, Susan K. In: Órgão da Associação Nacional dos Professores Universitários de História. A mulher no espaço público. São Paulo: ANPUH/Marco Zero, set. 1989.

CONTINI, Elisio; REIFSCHNEIDER, Francisco; SADIVAN, Yves. Os donos do conhecimento. Revista ciência hoje, v.34, n°, 2010.

LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito Antropológico. Disponível em < http://www.ubiius.kit.net/doc/texto3.pdf > Acesso em: 08 mar. 2012.

PORTO, Maria de Fátima Silva. De batom e salto alto: experiências de mulheres empresárias. Patos de Minas 1980 -1990. São Paulo: Annablume, 2002.

SQUIRRA, S. Sociedade do Conhecimento. In MELO, Marques de; SATHLER, J. M. L. Direitos à Comunicação na Sociedade na Informação. São Bernado do Campo: Umesp, 2005.

STRAUBHAAR, Joseph, LAROSE, Robert. Communications midea in the information society. Belmont: wadsworth Publ.Co., 1995.

TOURAINE, Alain. Um novo paradigma para compreender o mundo de hoje. 2007.

Downloads

Publicado

29-06-2012

Como Citar

O papel das mulheres na sociedade: diferentes formas de submissão. (2012). Eventos Pedagógicos, 3(2), 328-336. https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9225

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>