Multiculturalismo e educação: desafios para o educador

Autores

  • Ana Maria Nunes da Silva
  • Juliana Cristina Magnani Primão
  • Ivone Jesus Alexandre

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9256

Resumo

A educação é muito importante na formação de gerações de valores como tolerância, cidadania crítica e valorização da pluralidade cultural. O objetivo do presente textoé trazer reflexões sobre o multiculturalismo na educação e alguns desafios para a prática docente.Aalternativa educacional é entendida como meio de proporcionar a formação de gerações e deve ser aberta à diversidade cultural e desafiadora, de congelamentos identitários e preconceitos. O educador deve estar comprometido com a transformação da sociedade para fornecer um melhor sistema de saúde, aprimoramento do conhecimento científico, do bem-estar emocional e da justiça social. Ele deve trazer no seu cotidiano uma perspectiva multicultural que resulte em um discurso alternativo, valorizando as identidades e reconhecendo aidentidade do ‘outro’.

Palavras-chave: educação; multiculturalismo; professores; conceitos; percepções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Nunes da Silva

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/Sinop). Pós-graduanda no Curso de Especialização Docência no Ensino Superior pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT/Sinop).

Juliana Cristina Magnani Primão

Possui graduação em ENFERMAGEM pela Universidade Federal de Mato Grosso (2010). Está cursando a especialização em Docência no Ensino Superior pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Em fevereiro de 2012 ingressou no magistério superior por meio de concurso público. Atualmente é docente das disciplinas de Semiologia, Fundamentos do Processo de Cuidar em Enfermagem e Estágio Supervisionado Hospitalar I e II do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus de Sinop. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Hospitalar.

Ivone Jesus Alexandre

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de mato Grosso (UNEMAT/Sinop). Pós-graduada em Educação a Distancia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/Cuiabá). Mestrado em Educação pela UFMT/Cuiabá. Professora Assistente na UNEMAT/Juara e atua na área de Metodologia do Ensino.

Referências

CANEN, A. O multiculturalismo e seus dilemas: implicações na educação. Revista comunicação e política, v.25, n.2, p.091-107, 2007. Disponível em: http://www.cebela.org.br/imagens/Materia/02DED04%20Ana%20Caren.pdf. Acesso em: 02 mar. 2012.

CANEN, A.; XAVIER, G.P.M. Multiculturalismo, pesquisa e formação de professores: o caso das Diretrizes Curriculares para a formação docente. Ensaio: Avaliação e políticas públicas em educação. Rio de Janeiro: Fundação Cesgranrio, v.13, n48, p.333-334, jul./set.2005.

CANEN, A; OLIVEIRA, A.M.A. Multiculturalismo e currículo em ação: um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação. n.21. set-dez. 2002.

GONÇALVES. L. A. O.; SILVA, P. B. G. Multiculturalismo e educação: do protesto de ruas a propostas políticas. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, vol. 29, n. 1, p. 109-123, Jan./Jun., 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v16n60/v16n60a06.pdf. Acesso em: 02 mar. 2012.

SILVA, M.J.A.; BRANDIM, M.R.L. Multiculturalismo e educação: em defesa da diversidade cultural. Diversa, Ano I, n. 1, p. 51-66, Jan./Jun. 2008. Disponível em: http://www.fit.br/home/link/texto/Multiculturalismo.pdf. Acesso em: 02 mar. 2012.

WERNECK. V.R. Uma avaliação sobre a relação multiculturalismo e educação. Ensaio: aval. Pol. Publ. Educ.; Rio de Janeiro, v. 16, n. 60, p. 413-436, jul./set. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v16n60/v16n60a06.pdf. Acesso em: 02 mar. 2012.

XAVIER, G.P.M; CANEN, A. Multiculturalismo e educação inclusiva: contribuições da universidade para a formação continuada de professores de escolas públicas no Rio de Janeiro. Pro-posições, v, 19, n 3(57) – set./dez. 2008.

Downloads

Publicado

29-06-2012

Como Citar

Silva, A. M. N. da, Primão, J. C. M., & Alexandre, I. J. (2012). Multiculturalismo e educação: desafios para o educador. Eventos Pedagógicos, 3(2), 291–300. https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9256

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>