A avaliação da aprendizagem e as concepções dos alunos do curso de licenciatura em matemática: um estudo de caso na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Jequié

Autores

  • Edimilson Morais dos Reis Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Marcia Graci de Oliveira Matos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9301

Resumo

Com o intuito de pesquisar a influência que o curso de Licenciatura em Matemática com Enfoque em Informática da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia exerce sobre as concepções da avaliação da aprendizagem dos seus alunos, contrastaremos as crenças e concepções dos alunos do I semestre (que ainda não cursaram disciplinas que tratam do assunto) com as crenças e concepções dos alunos do VIII semestre (que já cursaram os Estágios Supervisionados e a Didática da Matemática). Como estratégia metodológica, utilizamos o estudo de caso individual. Foram entrevistados quatro alunos, sendo dois do I semestre e dois do VIII semestre, entrevistamos também dois professores que já lecionaram as disciplinas, Didática da Matemática e Estágio Supervisionado, que possuem a Avaliação da Aprendizagem como parte da ementa. Fundamentando teoricamente o trabalho, temos, principalmente, Jussara Hoffmann, Cipriano Carlos Luckesi, Thereza Penna Firme e João Pedro da Ponte, que discutem as abordagens em avaliação e a formação das concepções. Observamos que tanto a evolução no curso quanto as leituras acerca do assunto contribuem para a formação da identidade pedagógica do professor focada nos aspectos qualitativos da avaliação.

Palavras-chave: matemática; educação matemática; formação de professores; avaliação da aprendizagem; concepções de avaliação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edimilson Morais dos Reis, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Curso de Licenciatura em Matemática

Marcia Graci de Oliveira Matos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Departamento de Quimica e Exatas.

Area Matemática - Ensino de Cálculo

Referências

BICUDO, M. A. V. Ensino de Matemática e Educação Matemática: Algumas Considerações Sobre Seus Significados. BOLEMA, n. 13, p. 1 – 11, 1999.

DONATONI, A. R.; LEMES, M. C. S. Avaliação Docente. Que semente é essa? RPD Revista Profissão Docente Online, Uberaba, v.3, n.8, p. 32-42, mai/ago. 2003. Disponível em: < http://www.revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/70/369>. Acesso em: 13 out. 2008.

FENILI, R. M.; OLIVEIRA, M. E.; SANTOS, º M. B.; ECKERT, E. R. Repensando a avaliação da aprendizagem. Revista Eletrônica de Enfermagem. v. 4, n. 2, p. 42 – 48 ,2002. Disponível em: < http://www.revistas.ufg.br/index.php/fen/article/view/757/829>. Acesso em: 15 out. 2008.

FIRME, T. P. Os avanços da avaliação no século XXI. Revista do Congresso Internacional sobre Avaliação na Educação. Curitiba: jul. 2003.

FRANCISCO. Francisco: depoimento. [30 out. 2008]. Entrevistador: Edimilson Morais dos Reis. Jequié, BA, 2008. Gravação Digital. (5 min e 47 seg). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso (TCC sobre concepções de avaliação de aprendizagem construídas nos cursos de licenciatura).

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIOVANNI. Giovanni: depoimento. [30 out. 2008]. Entrevistador: Edimilson Morais dos Reis. Jequié, BA, 2008. Gravação Digital. (6 min e 13 seg). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso (TCC sobre concepções de avaliação de aprendizagem construídas nos cursos de licenciatura).

GUIMARÃES, M. I. Avaliação como Oportunidade de Aprendizagem. Disponível em: <http://www.escola2000.org.br/pesquise/texto/textos_art.aspx?id=78>. Acesso em: 07 dez. 2008.

HOFFMANN, J. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré- escola à universidade. 19. ed. Porto Alegre: Mediação, 2001.

HOFFMANN, J. Avaliação Mito & Desafio: uma perspectiva construtivista. 34. ed. Porto Alegre: Mediação, 2004.

LOCH, J. M. P. Avaliação: uma perspectiva emancipatória. Revista Química Nova na Escola, n. 12, p. 30-33, nov. 2000. Disponível em: < http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc12/v12a07.pdf>. Acesso em: 02 nov. 2008.

LUCKESI, C. C. Prática Educativa: Processo versus Produto. Revista ABC EDUCATIO, n. 52, p. 20-21, dez. 2005 e jan. 2006.

MICHEL. Michel: depoimento. [23 out. 2008]. Entrevistador: Edimilson Morais dos Reis. Jequié, BA, 2008. Gravação Digital. (5 min e 37 seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC sobre concepções de avaliação de aprendizagem construídas nos cursos de licenciatura).

PONTE, J. P. da. Concepções dos Professores de Matemática e Processos de Formação. In: PONTE, J. P. da (Ed.). Educação matemática: Temas de investigação. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1992. p. 185-239.

PONTE, J. P., et al. Investigação sobre concepções, saberes e desenvolvimento profissional de professores de Matemática. Disponível em: <http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/iponte/artigos.pt.htm.>. Acesso em: 16 out. 2008.

PROFESSOR 1. Professor 1: depoimento. [07 nov. 2008]. Entrevistador: Edimilson Morais dos Reis. Jequié, BA, 2008. Gravação Digital. (07 min e 16 seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC sobre concepções de avaliação de aprendizagem construídas nos cursos de licenciatura).

PROFESSOR 2. Professor 2: depoimento. [07 nov. 2008]. Entrevistador: Edimilson Morais dos Reis. Jequié, BA, 2008. Gravação Digital. (08 min e 42 seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC sobre concepções de avaliação de aprendizagem construídas nos cursos de licenciatura).

RANA. Rana: depoimento. [23 out. 2008]. Entrevistador: Edimilson Morais dos Reis. Jequié, BA, 2008. Gravação Digital. (5 min e 26 seg). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso (TCC sobre concepções de avaliação de aprendizagem construídas nos cursos de licenciatura).

SIGNORELI, Vinicius. Avaliação contínua do ensino e da aprendizagem. Disponível em: <http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=oassuntoe.interna&id_tema=15&id_subtema=1&cd_area_atv=6>. Acesso em: 16 out. 2008.

WAISELFISZ, J. Avaliação participativa. In: CUNHA. M. C. A., et al. A construção do projeto de ensino e avaliação. São Paulo: FDE, 1990. p 59-65.

YERO, J. L. A Influência das Crenças dos Professores. Trad. Hélia Cadore. Disponível em: <http://www.golfinho.com.br/artigos/artigodomes200301.htm>. Acesso em: 16 out. 2008.

ZACHARIAS, V. L. C. Avaliação formativa e seu sentido de melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Disponível em: <http://www.centrorefeducacional.com.br/avaforma.htm>. Acesso em: 11 nov. 2008.

ZÚÑIGA, A.L. Fundamentos para uma nova atitude no ensino moderno das matemáticas elementares. Boletim da Sociedade Paranaense de Matemática. v. 8, n. 2, p. 233-256, 1987.

Downloads

Publicado

07-12-2012

Como Citar

Reis, E. M. dos, & Matos, M. G. de O. (2012). A avaliação da aprendizagem e as concepções dos alunos do curso de licenciatura em matemática: um estudo de caso na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Jequié. Eventos Pedagógicos, 3(3), 284–309. https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9301