Ensino de arte na educação infantil: múltiplas dimensões da prática pedagógica

Autores

  • Cerli Terezinha Quadros UNEMAT
  • Leandra Ines Seganfredo Santos UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9302

Resumo

Este artigo discute a Arte em que objetivou-se diagnosticar como são desenvolvidas as práticas pedagógicas nesta área de conhecimento com uma turma do Pré I composta por crianças de 04 (quatro) a 05 (cinco) anos. A pesquisa é um Estudo de Caso e descreve as concepções de Arte e seu ensino de acordo com a visão da professora da turma e da coordenadora de um Centro Municipal de Educação Infantil, na cidade de Sinop, MT. Verifica-se as práticas e as metodologias utilizadas pelos professores no contexto investigado. Os resultados mostram que nesta instituição de educação infantil os professores oportunizam atividades artísticas diversificadas e uso de diferentes materiais que contribuem para o desenvolvimento das crianças.

Palavras-chave: educação; educação infantil; concepções de arte; práticas pedagógicas; estudo de caso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação . Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte. Terceiro e quarto ciclos. Brasília:MEC/SEF,1998.

______. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. v 3. Conhecimento de Mundo. Brasília: MEC/SEF, 1998.

______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei no 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.

FUSARI, M. F. R.; FERRAZ, M. H. C.T. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 2009.

Downloads

Publicado

07-12-2012

Como Citar

Quadros, C. T., & Seganfredo Santos, L. I. (2012). Ensino de arte na educação infantil: múltiplas dimensões da prática pedagógica. Eventos Pedagógicos, 3(3), 24–32. https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9302