Um estudo de funções polinomiais de 1º e 2º graus em ambiente informatizado

Autores

  • João Batista Silva Caires
  • Jorge Costa do Nascimento Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9311

Resumo

Neste artigo pretende-se relatar as investigações realizadas sobre o ensino-aprendizagem de funções polinomiais do primeiro e do segundo graus com o uso do computador. O conteúdo de funções tem importância nos estudos em Matemática, pois aparece em todos os níveis de ensino da educação básica, tanto no segundo segmento do ensino fundamental, quanto e principalmente no ensino médio. Para alcançar os objetivos que tinham como foco principal analisar como se dava a aprendizagem de funções em ambientes informatizados e, como foco secundário, verificar como estudantes construíam o conceito de funções, utilizando interpretação de gráficos em ambientes informatizados e, também, verificar se esses estudantes conseguem aplicar os conceitos aprendidos na resolução de atividades no computador. A pesquisa teve abordagem qualitativa, com metodologia da pesquisa-ação, realizada como estudo de caso em uma turma com dezenove alunos, desenvolvidas em cinco aulas de cinqüenta minutos, no Laboratório de Informática de uma Escola Pública Estadual Baiana, na cidade de Jequié. Os dados foram complementados com entrevistas realizadas com dois alunos da turma pesquisada e dois professores de matemática da escola. Com os resultados percebeu-se que as atividades de ensino associadas ao uso do computador propiciaram a construção de conceitos sobre função, pelos discentes, e que houve melhoria perceptível na aprendizagem das funções trabalhadas, tanto que desapertou o interesse de professores de matemática da escola em utilizar o laboratório de informática em suas aulas.

Palavras-chave: matemática; educação matemática; função; informática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Costa do Nascimento, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Departamento de Química e Exatas

ÁRea de Matemática

Referências

ABRAHÃO, Ana Maria Carneiro; PALIS, Gilda de La Rocque. A Questão da Escala e as Concepções de Professores ao Analisarem Gráficos de funções f:R em R obtidos em calculadoras. Revista da SBEM, ano II, n. 16, p. 31-36, 2004.

ABREU, Kelsei de. Uma aplicação de inteligências múltiplas no aprendizado de Matemática: representação gráfica de funções de 1° e 2º graus. 2002. 130f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

ALUNO A. Aluno A: depoimento. [23 out. 2008]. Entrevistador: João Batista Silva Caires. Jequié, BA, 2008. Gravação Digital. (3 min e 12 seg). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso (TCC sobre o ensino-aprendizagem de funções polinomiais do primeiro e do segundo graus com o uso do computador).

ALUNO B. Aluno B: depoimento. [30 out. 2008]. Entrevistador: João Batista Silva Caires. Jequié, BA, 2008. Gravação Digital. (3 min e 20 seg). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso (TCC sobre o ensino-aprendizagem de funções polinomiais do primeiro e do segundo graus com o uso do computador).

BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Mirian Godoy. Informática e educação Matemática. 3. ed. 1ª reimp.- Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

BOYER, Carl Benjamin.; MERZBACH, Uta C. A History of Mathematics. 2. ed. New York: John Wiley & Sons, 1989.

BRASIL, Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC, 1998.

______ . Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Matemática. Brasília: MEC, 2006.

GRAVINA, Maria Alice; SANTAROSA, Maria Lucila. Aprendizagem de Matemática em Ambientes informatizado. CONGRESSO IBEROAMERICANO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA, 4., 1998, Brasília. Anais... Brasília, v. 1, 1998.

IEZZI, Gelson; MURAKAMI, Carlos. Fundamentos de Matemática elementar: conjuntos e funções. 3. ed., v.1, São Paulo: Atual, 1990.

MARCONI, Marina de Andrade; LACKATOS, Eva Maria. Metodologia Científica. 4. ed., São Paulo: Atlas, 2004.

NASCIMENTO, Jorge Costa do. O Conceito de Limite em Cálculo: obstáculos e dificuldades de aprendizagem no contexto do ensino superior de matemática. 2003. 337f. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) – CFCH – Universidade Federal de Pernambuco, Recife.

PROFESSOR 1. Professor 1: depoimento. [10 nov. 2008]. Entrevistador: João Batista Silva Caires. Jequié, BA, 2008. Gravação Digital. (2 min e 55 seg). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso (TCC sobre o ensino-aprendizagem de funções polinomiais do primeiro e do segundo graus com o uso do computador).

PROFESSOR 2. Professor 2: depoimento. [10 nov. 2008]. Entrevistador: João Batista Silva Caires. Jequié, BA, 2008. Gravação Digital. (3 min e 25 seg). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso (TCC sobre o ensino-aprendizagem de funções polinomiais do primeiro e do segundo graus com o uso do computador).

SILVA, Marcelo Carlos da. Ensino e aprendizagem de funções: considerações sobre os parâmetros curriculares nacionais e pesquisas desenvolvidas em educação matemática. Disponível em: . Acesso em: 20 nov. 2008.

______ . O conceito de funções e seu contexto histórico. Disponível em: . Acesso em: 21 nov. 2008.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 15. ed., São Paulo: Cortez, 2007.

VALENTE, José Armado et al. Informática na Educação no Brasil: análise e contextualização histórica. In: VALENTE, José Armando. (org.). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: UNICAMP/NIED, 1999. p. 1 – 13

Downloads

Publicado

07-12-2012

Como Citar

Caires, J. B. S., & Nascimento, J. C. do. (2012). Um estudo de funções polinomiais de 1º e 2º graus em ambiente informatizado. Eventos Pedagógicos, 3(3), 390–409. https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9311