Educação para o pensar: filosofia para as crianças

Autores

  • Josélia de Oliveira Beserra UNEMAT
  • Alceu Zoia UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9313

Resumo

Este artigo tem por objetivo abordar a Filosofia para as crianças no ensino fundamental, com o propósito de verificar quais são os métodos usados pelos professores em sala de aula para estimular às crianças o gosto pelo filosofar. A pesquisa delineou-se durante um período de observação em duas escolas do município de Sinop-MT, as quais possuem nos currículos, as disciplinas de filosofia e ética. O trabalho de pesquisa foi elaborado com os professores e alunos através da pesquisa de campo. Deste modo entende-se que a filosofia deve fazer parte na vida das crianças desde o ensino fundamental favorecendo o desenvolvimento da capacidade de pensar.

Palavras-chave: educação; filosofia; ética; professores e alunos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josélia de Oliveira Beserra, UNEMAT

Acadêmica do 7° Semestre de Pedagogia

Alceu Zoia, UNEMAT

Graduado em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1990) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2000)e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás(2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso, atuando em diversos cursos e é professor do Programa de pós-Graduação - PPGEDU/UNEMAT orientando na Linha de Pesquisa Educação e Diversidade. Membro do Corpo Editorial da Revista Educação, Cultura e Sociedade e dos Cadernos do CEACD. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase no Ensino de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: raciocínio lógico, educação, filosofia, educação indígena e ensino. Participa do Grupo de Pesquisa Educação e Diversidade no contexto da Amazônia Legal Matogrossense e do MOPEC - Multiplos Olhares Sobre a Educação do Campo.

Referências

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Apresentação dos Temas Transversais e Ética. 3. ed. Brasília, 2001.

CUNHA, José Auri. Filosofia na Educação Infantil: Fundamentos, métodos e proposta. Campinas, SP: Alínea, 2002.

LIPMAN, Matthew. A filosofia vai à escola. 2.ed. São Paulo: Summus, 1990.

PROFESSORA REGENTE. Professora regente do 3º ano da escola X: depoimento. [26 de abril de 2012]. Entrevistadora: Josélia de Oliveira Beserra. Sinop, MT, 2011. 1 questionário elaborado Entrevista concedida para monografia Educação Para o Pensar: filosofia para as crianças.

SELBACH, Simone. Geografia e Didática. Petrópolis: Vozes, 2010. Coleção Com Bem Ensinar.

Downloads

Publicado

07-12-2012

Como Citar

Beserra, J. de O., & Zoia, A. (2012). Educação para o pensar: filosofia para as crianças. Eventos Pedagógicos, 3(3), 130–139. https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9313

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)