Trajetórias e perspectivas dos jovens e adultos no Centro de Educação de Jovens e Adultos Benedito Sant’Ana da Silva Freire em Sinop-MT

Autores

  • Rosiane Siqueira
  • Sandra Pereira Carvalho UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9316

Resumo

O presente artigo buscou conhecer as trajetórias escolares e as perspectivas dos alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos Benedito Sant’Ana da Silva Freire, em Sinop-MT. A metodologia usada foi a pesquisa bibliográfica, dando ênfase a uma abordagem qualitativa. A pesquisa revelou que para o aluno adulto estudar é um grande desafio, mas é também forma de qualificação para ter sucesso profissional. Concluiu-se que a maioria dos alunos busca uma chance de terminar os estudos para conseguir um emprego melhor, mas para alguns, as perspectivas vão além da inserção no mercado de trabalho, pois pretendem ingressar numa faculdade.

Palavras-chave: educação; Educação de Jovens e Adultos; trajetórias escolares; abordagem qualitativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosiane Siqueira

Acadêmica do curso de Pedagogia da UNEMAT - campus de Sinop

Sandra Pereira Carvalho, UNEMAT

graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT-MT- Campus de Sinop.(1994). Especialização em Planejamento Educacional e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade de Cuiabá-UNIC. Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente no seguinte tema: educação. É professora da Universidade do Estado de Mato grosso desde 1998, trabalhando com Metodologia do Ensino, Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil, Ensino fundamental e Formação de Professores. Atua também com Gestão na Educação Infantil e Metodologia de Pesquisa nos cursos de Pós-graduação em Nível de Especialização.

Referências

COSTA, Rosana Vicente. A Ação administrativa e Pedagógica frente aos desafios da Gestão Democrática: um estudo da atuação do Gestor no Centro de Educação de Jovens e Adultos Benedito Sant’Ana Silva Freire. 2012. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Curso de Pedagogia, UNEMAT, Sinop, 2012.

DI PIERRO, Maria Clara; JOIA, Orlando; RIBEIRO, Vera Maria Masagão. Visões da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Cad. Cedes [online]. 2001, vol. 21, n. 55, p. 58-77.

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. São Paulo: Paz e Terra, 1979.

______ . Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 28. ed.São Paulo: Paz e Terra, 1996.

PONCE, Aníbal. Educação e Luta de Classes. 12. ed. São Paulo: Cortez, 1992.

RIBEIRO, Vera Maria Masagão (Coord.). Educação de jovens e adultos. Proposta curricular para o 1º segmento do ensino fundamental. São Paulo: Ação Educativa. Brasília: MEC, 1997.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

SOUZA, Anelisa Prazeres Veloso; CARDOSO Cancionila Janzkovski. Alfabetização de Jovens e Adultos em Mato Grosso:aspectos históricos a partir de 1947 a 1990. Universidade Federal do Mato Grosso. Disponível em: < http://www.cereja.org. br/arquivos>. Acesso em: 14 maio 2012.

Downloads

Publicado

07-12-2012

Como Citar

Siqueira, R., & Carvalho, S. P. (2012). Trajetórias e perspectivas dos jovens e adultos no Centro de Educação de Jovens e Adultos Benedito Sant’Ana da Silva Freire em Sinop-MT. Eventos Pedagógicos, 3(3), 241–249. https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9316

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)