Trajetórias e perspectivas dos jovens e adultos no Centro de Educação de Jovens e Adultos Benedito Sant’Ana da Silva Freire em Sinop-MT
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9316Resumo
O presente artigo buscou conhecer as trajetórias escolares e as perspectivas dos alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos Benedito Sant’Ana da Silva Freire, em Sinop-MT. A metodologia usada foi a pesquisa bibliográfica, dando ênfase a uma abordagem qualitativa. A pesquisa revelou que para o aluno adulto estudar é um grande desafio, mas é também forma de qualificação para ter sucesso profissional. Concluiu-se que a maioria dos alunos busca uma chance de terminar os estudos para conseguir um emprego melhor, mas para alguns, as perspectivas vão além da inserção no mercado de trabalho, pois pretendem ingressar numa faculdade.
Palavras-chave: educação; Educação de Jovens e Adultos; trajetórias escolares; abordagem qualitativa.
Downloads
Referências
COSTA, Rosana Vicente. A Ação administrativa e Pedagógica frente aos desafios da Gestão Democrática: um estudo da atuação do Gestor no Centro de Educação de Jovens e Adultos Benedito Sant’Ana Silva Freire. 2012. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Curso de Pedagogia, UNEMAT, Sinop, 2012.
DI PIERRO, Maria Clara; JOIA, Orlando; RIBEIRO, Vera Maria Masagão. Visões da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Cad. Cedes [online]. 2001, vol. 21, n. 55, p. 58-77.
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. São Paulo: Paz e Terra, 1979.
______ . Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 28. ed.São Paulo: Paz e Terra, 1996.
PONCE, Aníbal. Educação e Luta de Classes. 12. ed. São Paulo: Cortez, 1992.
RIBEIRO, Vera Maria Masagão (Coord.). Educação de jovens e adultos. Proposta curricular para o 1º segmento do ensino fundamental. São Paulo: Ação Educativa. Brasília: MEC, 1997.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
SOUZA, Anelisa Prazeres Veloso; CARDOSO Cancionila Janzkovski. Alfabetização de Jovens e Adultos em Mato Grosso:aspectos históricos a partir de 1947 a 1990. Universidade Federal do Mato Grosso. Disponível em: < http://www.cereja.org. br/arquivos>. Acesso em: 14 maio 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.